one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio tem projeto de usina que torna potável água do mar para 1 milhão de pessoas

Criado em 12/02/15 15h27 e atualizado em 12/02/15 15h35
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A instalação de uma usina dessalinizadora para transformar água salgada em potável e que atenderia a um milhão de pessoas no estado do Rio de Janeiro está em estudos pelo governo estadual para reforçar o abastecimento na região metropolitana, informou hoje (12) o governador Luiz Fernando Pezão.

O governador disse que se reuniu com técnicos espanhóis envolvidos na instalação de usinas desse tipo em 25 países e pediu um orçamento para o projeto. "Achei muito viável. Os preços são um terço do que eram 10 anos atrás", disse o governador.

A intenção é instalar a usina próxima aos pólos industriais do município de Itaguaí e do bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital, e estabelecer uma parceria público privada para a operação. No mês passado, o secretário estadual do ambiente, André Corrêa, chegou a dizer que as indústrias dessa região teriam seu abastecimento afetado caso a situação nos reservatórios não melhorasse.

Além da usina que converteria a água da Baía de Sepetiba potável, o governo do estado também avalia a instalação de uma unidade na Baía de Guanabara ou no município de São Gonçalo, o que ainda depende do custo estimado dos empreendimentos

O governador afirmou que o estado do Rio de Janeiro continuará fazendo campanhas para estimular a redução do consumo de água e disse que "tomará mais medidas preventivas se a estiagem continuar muito forte".

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário