one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cantareira atinge 95,4% da média de chuva

Criado em 20/03/15 12h13 e atualizado em 20/03/15 12h22
Por Marli Moreira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Mais 6,4 milímetros (mm) de chuva foram captados entre ontem (19) e hoje (20) pelo conjunto das seis represas que formam o Sistema Cantareira, o maior manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo e o segundo em número de pessoas atendidas (5,6 milhões). Com esse acréscimo subiu para 169,8 mm o volume de chuva acumulado desde o começo do mês, o que representa 95,4% em relação à média história para o período (178 mm).

Sistema Cantareira
Creative Commons - CC BY 3.0 - Sistema Cantareira

 

O nível de água do Cantareira aumentou 0,2 ponto percentual, equivalente a 16% do total existente no volume útil (acima das comportas) e na reserva técnica (abaixo das comportas) que somam 1,269 bilhões de litros.

Calculado só sobre o volume útil, o nível subiu de 12,2% para 12,4%. Mas seja qual for a proporção, a quantidade de água disponível está em 157,5 bilhões de litros, ligeiramente superior ao registrado ontem (19) quando a armazenamento estava em 155,4 bilhões de litros.

Embora seu volume venha subindo há 14 dias, o Cantareira continua registrando o menor índice de água em relação à capacidade de produção entre os seis mananciais administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esse Sistema atende, além da população das zonas norte e central e partes da zona leste e oeste da capital paulista, os consumidores de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano e também parte dos municípios de Guarulhos e Barueri.

Já no Guarapiranga, que passou a ser o maior fornecedor abastecendo 5,8 milhões de consumidores na zona sul e parte da oeste da cidade de São Paulo, a quantidade de chuva acumulada desde o começo do mês (179 mm) já ultrapassou a média esperada (153,2 mm). O índice dessa represa subiu de 78,2% para 79,5%.

O único em queda entre os seis sistemas administrados pela Sabesp é o Rio Grande que apresentou o segundo recuo seguido ao passar de 98% para 97,8%. No Alto Tietê, o nível aumentou de 22,2% para 22,4%; no Alto Cotia (de 57,5% para 60,1%) e no Rio Claro (de 40,7% para 41%).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário