one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma e ministra lamentam a morte da advogada Therezinha Zerbini

Criado em 15/03/15 16h04 e atualizado em 15/03/15 16h15
Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, lamentaram neste domingo (15) a morte da advogada Therezinha Zerbini, fundadora do Movimento Feminino pela Anistia. A ativista morreu no sábado (14), aos 87 anos, em São Paulo.

Em nota, Dilma disse que Therezinha simboliza a coragem da mulher brasileira e lembrou a trajetória da advogada na defesa da democracia. “Tive o privilégio de conviver com Therezinha Zerbini em situações extremas: num cárcere da ditadura, onde nos conhecemos em 1970, e na luta pela Anistia, da qual ela foi pioneira, ao criar, em 1975, o Movimento Feminino Pela Anistia”.

Segundo a presidenta, Therezinha foi protagonista “de uma das mais belas campanhas democráticas que nosso país conheceu”.

A ministra Eleonora Menicucci também destacou a trajetória política de Therezinha e a convivência com a advogada durante a participação em movimentos que lutaram pela redemocratização do país e pela anistia, na década de 1980.

“Ela era uma grande lutadora pela democracia e pela liberdade.  A visibilidade da participação das mulheres no combate à ditadura se deve muito à Therezinha Zerbini. A democracia brasileira e as mulheres perdem uma grande defensora, que deixa seu nome escrito na história do Brasil também pela luta das mulheres”, disse a ministra, também por meio de nota.

Editor Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário