one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Crea-RJ amplia fiscalização sobre condições de segurança predial em Copacabana

Criado em 13/04/15 16h41
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) começaram hoje (13) a vistoriar prédios residenciais e comerciais de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para verificar o estágio de manutenção dos imóveis, execução de obras e a documentação sobre autovistoria. Determinação adotada em julho de 2013, depois da ocorrência de desabamentos e explosões em edifícios do centro da cidade.

A autovistoria obriga que os responsáveis pelas edificações – inclusive aquelas tombadas, preservadas e tuteladas – executem a verificação e consequente manutenção periodicamente, com intervalo máximo de cinco anos. A fiscalização das condições de conservação, estabilidade e segurança abrange, inicialmente, os edifícios residenciais, mas será estendida, gradativamente, a todas as edificações; inclusive aos quiosques da orla.

Segundo o coordenador de Planejamento e Controle de Fiscalização do Crea-RJ, Evandro Figueiredo, o principal objetivo é garantir a segurança dos moradores. Ele disse que além de verificar se os condomínios realizaram a autovistoria, a equipe de quatro fiscais da operação verifica se a vistoria foi satisfatória. “Dependendo do porte do prédio, é preciso mais de um profissional para verificar todos os itens necessários quanto à manutenção predial: elevadores, extintores, instalações elétricas e de gás, circuito interno de TV, limpeza de caixas d´água. Vamos checar se foi feito tudo isso”, explicou.

De acordo com Figueiredo, o trabalho de fiscalização já é feito, mas agora será intensificado. “Vamos fazer um trabalho modelo, inicialmente nas vias de Copacabana, e verificar os resultados. Começamos pela cidade do Rio porque aqui já está valendo a lei da autovistoria. Depois da zona sul, partiremos para o centro, Tijuca e Barra da Tijuca e, mais adiante, às demais áreas da capital e outros municípios do Estado”, ressaltou.

Os agentes vão entregar um ofício aos síndicos, solicitando cópias das anotações de responsabilidade técnica (ART), referentes à elaboração dos laudos de autovistoria e aos serviços de manutenção e obras executadas nos últimos doze meses. Os síndicos deverão entregar também cópias de notas fiscais, contratos e recibos, para que o Crea-RJ verifique a habilitação técnica das empresas e profissionais empregados nas obras e serviços. De acordo com o Crea-RJ, as irregularidades encontradas serão encaminhadas à prefeitura do Rio e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ).

Figueiredo informou que o Crea-RJ pretende criar um cadastro vitalício no portal online para informar aos síndicos e à sociedade em geral a relação das empresas e profissionais legalmente habilitados pelo conselho. Ele acredita que a informação vai interessar muito a quem for comprar ou alugar um imóvel, por exemplo. “Para isso queremos formar parcerias com os condomínios, criando um mecanismo que seja atualizado a cada ano, que facilite e seja transparente sobre serviços de manutenção predial”, disse o coordenador.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário