one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Novo sistema de monitoramento vai gerenciar ônibus intermunicipais no RJ

Criado em 29/04/15 15h49
Por Da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A partir de julho, os 13 mil ônibus intermunicipais que circulam em todo o estado do Rio vão ser acompanhados em tempo real por um sistema de tecnologia avançada. O anúncio foi feito hoje (29) pelo Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro). O Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) já foi testado nas vans que fazem o transporte complementar, e custou R$ 3 milhões aos cofres do governo do estado.

O principal objetivo do SIM é verificar se os itinerários e as grades de viagens de veículos estão sendo cumpridos. Além disso, o sistema vai permitir uma repressão maior aos casos de excesso de velocidade cometidos pelos motoristas visando também evitar acidentes.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, há uma possibilidade de criar um centro de controle que vai  integrar os trens, barcas e metrô, para ter um controle sobre o que acontece em termos de transporte na Região Metropolitana do Rio. Ele destacou que uma das vantagens do sistema é o registro do tempo em que os ônibus ficam parados em cada local. A partir dessas informações, fica mais fácil para o Detro apurar as irregularidades e os casos em que os motoristas deixam de parar nos pontos de ônibus.

O monitoramento também vai permitir a confirmação de que as exigências feitas nas licitações vão ser cumpridas e desencadear fiscalizações ou outras ações imediatas nos casos em que as empresas não respeitem as regras de transportes de passageiros.

De acordo como secretário estadual de Transportes, o sistema é uma nova maneira de gerenciar o transporte de passageiros.

"É uma nova era na fiscalização e no sistema de transporte rodoviário do Rio. Nós teremos um sistema que vai tratar as informações, apontar irregularidades e que dará indicadores de qualidade para que o Detro e sua fiscalização possam autuar os operadores de transporte. O objetivo é garantir a melhoria ao passageiro e a qualidade do serviço", contou Osório.

O sistema vai ser implantado de forma gradativa. Na próxima fase, a partir de julho, 2,3 mil ônibus passam a ser monitorados. Até o fim de 2015, o sistema abrangerá mais de 1,1 mil linhas de ônibus intermunicipais que operam no estado do Rio. A tecnologia busca atingir os padrões adequados e para isso será criado um aplicativo no celular onde o usuário poderá interagir com o Detro, enviando reclamações que serão verificadas por meio do sistema e se a irregularidade for constatada, a empresa será autuada.

Osório disse que "os usuários só vão notar o benefício desse sistema ao longo do tempo, pois os ônibus vão se tornar mais regulares, vão ter o itinerário mantido, reduzir as reclamações e  será constatada a gratuidade, além do passageiro interagir com o sistema."

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário