one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fórum Criminal de São Paulo inaugura anexo para crimes ligados ao futebol

Criado em 26/05/15 15h19 e atualizado em 26/05/15 15h20
Por Daniel Mello- Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Foi inaugurado hoje (26) o anexo de Defesa do Torcedor no Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste da capital paulista. A divisão funcionará como uma vara específica com dois juízes (auxiliar e titular) para analisar todas as ocorrências ligadas a violência no futebol e estádios.

“No âmbito da capital, tudo o que for relacionado ao Estatuto do Torcedor, à violência das torcidas e todos os crimes conexos serão de competência desse juizado”, enfatizou o secretário de estado da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, o anexo será um reforço importante ao combate à violência no esporte. “O anexo é uma vara contra a violência no futebol e nos estádios. Nós teremos mais paliativos, será uma justiça efetiva, resultante de um ajuste entre todos os interessados.”

Entre as atribuições do tribunal está a fiscalização do cumprimento das penas alternativas aos torcedores que estão impedidos de irem aos estádios. Atualmente, algumas pessoas identificadas em brigas de torcidas já cumprem medida que obriga apresentação à delegacia duas horas antes dos jogos e permanecer ali até duas horas depois da partida. Agora, essas pessoas terão de prestar serviços comunitários por seis horas, também durante os jogos, em locais estabelecidos pela Justiça.

O juizado terá o apoio de uma estrutura policial com uma delegacia móvel nos dias dos eventos esportivos de maior porte. “Esse núcleo contra a violência no futebol atuará nos dias de jogos. Nos grandes eventos vai agir mais firmemente, com a delegacia móvel. Uma equipe de delegados, escrivães e investigadores estarão em contato com os promotores e juízes,” disse Moraes.

O secretário disse que caso as medidas não surtam o efeito esperado, poderão ser tomadas medidas mais fortes contra as torcidas organizadas. “Aqueles torcedores organizados que são baderneiros, terão pena de prestação de serviços à comunidade. Aqueles que são criminosos serão presos. As torcidas organizadas que se depurarem, podem continuar, caso contrário, medidas drásticas serão tomadas”.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário