one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manifestação pede investimentos em Colégio de Aplicação da Uerj

Criado em 17/05/15 15h45 e atualizado em 17/05/15 16h11
Por Vinícius Lisboa Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Estudantes, pais e servidores do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj) fizeram hoje (17) uma passeata na Praia de Copacabana para cobrar investimentos como a contratação de mais professores e a institucionalização de bolsa-auxílio a alunos cotistas.

A manifestação começou no Posto 6 e seguiu com cartazes e camisas brancas até o Hotel Copacabana Palace. No ato foram distribuídos panfletos com informações sobre os problemas da escola.

Além da contratação de professores e do pagamento da bolsa-auxílio, os manifestantes pediram a  melhoria na infraestrutura e acessibilidade na escola, além do cumprimento da lei que prevê a oferta de merenda escolar.

"A gente estuda de 7h às 17h20 e não tem nenhum lanche nem merenda. Nada é gratuito. Tudo a gente tem que comprar", criticou o presidente do grêmio estudantil, Matheus Zanon, de 16 anos. O aluno do segundo ano disse que a falta de professores deixa parte dos estudantes sem aula: "hoje, muitos alunos vão para a escola simplesmente para não ter aula, para ficarem largados no pátio, porque a gente não tem a quantidade de professores necessária para atender aos alunos".

O diretor da escola, Lincoln Tavares, descreve os problemas do Cap como os mesmos da universidade, só que "potencializados". "Ficamos fora do campus do Maracanã [prédio principal da Uerj] e uma série de questões de infraestrutura acabam não sendo atendidas na velocidade que a gente precisa" afirma. Ele destacou que o colégio também é área de atuação de estagiários da universidade, que participam de atividades pedagógicas e têm aulas no Cap. Segundo o diretor, ao menos 600 alunos de nível superior e 1,1 mil de níveis fundamental e médio frequentam a escola.

O presidente da Associação de Docentes da Uerj, Bruno Deusdará, estima que o Cap tenha hoje um déficit de 20 professores. No ano passado, a escola tinha 100 professores efetivos e 100 temporários. Após uma decisão judicial foram abertos concursos para 60 vagas, no entanto não foram totalmente preenchidas. Deusdará afirma que, em vez de 60 deveriam ter sido abertas 90 vagas. "O Cap tem que ser a vitrine, um espaço de excelência e um laboratório de novas práticas para irradiar práticas para a educação basica com toda a rede municipal e estadual. Deveria ser um espaço de repensar muitas das nossas práticas e, sem dúvida, com poucos professores isso fica totalmente comprometido".

Na sexta-feira (15), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que pretende acertar 100% dos pagamentos com as empresas terceirizadas até meados do ano que vem. Pezão disse que grupos têm se aproveitado do momento de crise por causa da proximidade do processo eleitoral no CAp e na Uerj. "Estão se aproveitando desse momento difícil da economia", disse.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário