one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo analisa isenção de visto para americanos no ano olímpico

Criado em 11/06/15 20h34 e atualizado em 11/06/15 20h47
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Turistas americanos podem ter isenção de vistos no ano que antecede o início dos Jogos Olímpicos de 2016 até o fim da competição. A medida está sendo analisada pelos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores, segundo o ministro do Turismo, Eduardo Alves, que visitou hoje (11) as obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

“Começaríamos pelos Estados Unidos, que são hoje o país que hoje mais envia turistas ao Brasil. O americano é o que mais permanece aqui, um par de 20 dias, portanto, é um mercado de importante experiência”, avaliou.

De acordo com Alves, por esse motivo, foi o país escolhido para a experiência. Ele disse que, se der certo, é possível que a isenção seja estendida a outros países.

Por causa das Olimpíadas, o atleta e integrantes de sua família já têm direito à isenção do visto. Em princípio, a medida não inclui a reciprocidade, mas Alves não afastou a possibilidade de o governo buscar um entendimento com os Estados Unidos como forma de facilitar o trânsito de turistas dos dois países neste período.

O prefeito Eduardo Paes, que acompanhou o ministro na visita, considera que a medida de isenção do visto é importante, principalmente, porque o americano é muito ligado em competições, como os jogos. “Ouvimos aqui uma defesa muito forte do ministro do Turismo, e isso é importante para o Brasil todo, e certamente para as Olimpíadas”, disse.

Os dois defenderam a necessidade de aproveitar o período das Olimpíadas para aumentar o número de turistas no Brasil.

O ministro do Turismo revelou que o Brasil recebe, por ano, 6 milhões de visitantes, enquanto a Tailândia com este total de habitantes, recebeu no ano passado 24 milhões. “O México recebe 30 milhões de turistas. Como é que o Brasil, esta maravilha que é, com esta diversidade cultural, com turismo religioso, essa gastronomia, de trilhas e eventos, recebe apenas 6 milhões de turistas?  Acho que isso é um alerta de que temos que mudar, e investir no turismo como atividade econômica importante desse país”, disse.

Para Alves, as Olimpíadas são “um grande” momento de mostrar ao mundo o Brasil que “nós queremos ser: de qualidade, competência, cumpridor de palavra e de prazos”. Ele reconheceu que a segurança pública é o maior problema, em um país com a dimensão territorial do Brasil. “É um desafio de todos os estados e do país como um todo”. E assegurou que o governo vem tentando amenizar o problema. "Diante das ações desenvolvidas pelas autoridades brasileiras, as Olimpíadas podem mostrar um Brasil mais seguro", disse.

Eduardo Paes garantiu que as obras estão dentro do cronograma. Ele estimou que o Parque estará concluído no fim do primeiro semestre de 2016, e destacou que as instalações de handball, por exemplo, estão com quatro meses de adiantamento.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, que também participou da visita, disse que o Parque Olímpico está sendo construído em uma área de 1,18 milhão de metros quadrados e que vai abrigar competições de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. Ele destacou que ainda serão instalados no local o Centro Principal de Mídia (MPC), o Centro Internacional de Transmissão (IBC) e um hotel.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário