one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Piauí exonera direção da unidade em que adolescente foi morto

Criado em 21/07/15 18h13 e atualizado em 21/07/15 18h26
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O governo do Piauí exonerou toda a direção do Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina, após a morte de Gleison Vieira da Silva, de 17 anos, na última quinta-feira (7), em um dos alojamentos do local. O rapaz foi um dos quatro adolescentes envolvidos no estupro de quatro meninas na cidade de Castelo do Piauí, a 190 quilômetros da capital.

Foram exonerados do cargo o gerente de Internação, Francisco Herbert Neves da Cruz, e o coordenador pedagógico do centro, Marivaldo Viana. O diretor da Unidade de Atendimento Socioeducativo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania, Anderlly Lopes, responsável por todo o sistema de internação de adolescentes no Piauí, também foi demitido.

A secretaria informou que abriu processo administrativo para apurar a morte do jovem. O adolescente, de 17 anos, era o mais velho dos quatro rapazes. Os demais têm entre 15 e 17 anos. De acordo com o governo do Piauí, apesar de eles terem sido colocados em salas separadas dos outros internos do CEM, por questão de segurança, o jovem foi morto após briga entre eles.

Ontem (20), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Piauí, visitou o CEM e, em  relatório que será discutido com o governo do estado, informou que o local está sem colchões nos alojamentos e há ainda problemas de vazamentos e fossas estouradas. Segundo a OAB, os adolescentes dormem no chão ou em pedras de cimento.

A unidade tem capacidade para acolher 60 adolescentes, no entanto, 83 jovens estão internados, conforme a secretaria. De acordo com a OAB, cinco educadores sociais trabalham, em regime de plantão, no local, e seria necessária uma equipe de pelo menos 14 profissionais por plantão para que o objetivo educacional fosse alcançado.

O juiz Antônio Lopes, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, deu prazo de 30 dias para o governo do estado adequar a estrutura do CEM. A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania informou que está “tomando providências” e deve agilizar a compra de colchões “nos próximos dias”. A pasta também informou que vai reformar um prédio ao lado do CEM, o que deve garantir mais 28 vagas.

Investigação

Hoje (21), três adolescentes que estavam no alojamento ao lado de onde o jovem foi morto prestaram depoimento na Delegacia do Menor Infrator. Segundo a delegada Thaís Paz, eles falaram que não ouviram e nem viram nada. Para a delegada, no entanto, “é possível” que os adolescentes tenham omitido informações.

“Eles dizem que estavam dormindo, mas a gente não tem como saber. Porque às 23h, dentro de um centro de internação, com tudo já em silêncio, é difícil não ter ouvido nada. Foi constatado ainda que existe um buraco na parede entre os dois alojamentos”, acrescentou Thaís.

Até a próxima semana, os laudos cadavéricos do local da morte devem ficar prontos e os adolescentes suspeitos devem ser ouvidos novamente. Segundo a polícia, os jovens foram ouvidos no dia do crime e confesseram ter matado o adolescente. Os três foram transferidos para o Centro de Internação Provisória e devem voltar para o CEM assim que novo espaço no prédio ficar pronto, de acordo com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário