one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Grécia: credores também devem apresentar propostas realistas sobre dívida

Criado em 09/07/15 10h39
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O presidente do Conselho Europeu e das cúpulas do euro, Donald Tusk, defendeu hoje (9) que as propostas realistas de reformas solicitadas ao governo grego devem ser correspondidas com propostas também realistas dos credores sobre a sustentabilidade da dívida.

Em mensagens publicadas em sua conta da rede social Twitter, Tusk aponta que acabou de falar com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e diz esperar receber hoje “propostas de reformas concretas e realistas”, tal como previsto. O prazo limite para as propostas de Atenas chegarem a Bruxelas está fixado para a meia-noite horário local (20h no horário de Brasília).

Na quarta-feira (8), o primeiro-ministro grego indicou que a proposta a ser apresentada aos credores inclui “uma solução para o problema da sustentabilidade da dívida”. A proposta de Atenas “inclui um compromisso para que se inicie uma discussão aberta sobre a solução para o problema da sustentabilidade da dívida pública grega”, escreveu Tsipras na sua conta na rede social Twitter.

A dívida pública grega representa cerca de 180% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, quase o dobro da riqueza produzida no país.

Ontem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considerou necessária uma reestruturação da dívida grega, uma posição que contraria a vontade de diversos Estados-membros da zona do euro.

Ao receber as propostas de reformas de Atenas, com as quais o governo grego pretende convencer parceiros e credores a concederem um terceiro programa de ajuda, as instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) vão analisá-las, e submeterão, em seguida, sua avaliação ao Eurogrupo, que preparará então a cúpula do euro. A reunião está agendada para domingo (12).

Domingo é apontado pelos dirigentes europeus como o dia de todas as decisões e, caso não haja acordo, a Europa partirá para o chamado Grexit, a saída da Grécia da zona do euro, como já admitiram publicamente vários líderes, mesmo tendo o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, revelado na última terça-feira (7) que Bruxelas já tem "um plano detalhado" para esse cenário.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário