one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio de Janeiro começa a ensaiar esquema operacional para as Olimpíadas

Criado em 16/07/15 23h53 e atualizado em 16/07/15 23h54
Por Akemi Nitahara Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O Rio de Janeiro vai receber 45 eventos-teste para as Olimpíadas Rio 2016, até maio do ano que vem, e o primeiro deles começou na quarta-feira (15), no ginásio do Maracanãzinho, que recebe o torneio da Liga Mundial de Vôlei até domingo (19). Além dos equipamentos esportivos, os testes também envolvem a mobilidade urbana e restrições de acessos, principalmente para as provas de rua.

A prefeitura apresentou nesta quinta-feira (16) o esquema operacional que será adotado para o Mundial de Paratriatlo e o Qualificatório de Triatlo Olímpico, nos dias 1 e 2 de agosto, em Copacabana, e para o Concurso Completo Internacional de Hipismo, entre os dias 6 e 9 de agosto em Deodoro.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o Maracanãzinho já está acostumado a receber grandes públicos e o evento-teste não envolve estratégias novas de operação: “Estamos entrando numa fase em que vamos discutir menos obras e mais a operação dos Jogos Olímpicos. Uns são mais simples, como o que começou ontem (15) no Maracanãzinho. Outros, são mais importantes porque vamos testar arenas, estádios ou equipamentos esportivos novos, em Deodoro e no Parque Olímpico da Barra”.

Para o prefeito, o maior desafio da cidade são os eventos de rua, porque “vão mobilizar muito a cidade, chamar muito atenção, criar uma série de restrições para a circulação das pessoas e vamos ter que contar com a colaboração dos cariocas para isso”.

O Mundial de Paratriatlo vai reunir 60 atletas de 15 países no dia 1º de agosto e a seletiva de triatlo recebe 125 atletas de 25 países no dia 2. As interdições em Copacabana começam no dia 28 de julho, na faixa da Avenida Atlântica junto à praia, para a construção do deque de transição do evento.

No dia 29 começam as proibições de estacionamento no bairro. A circulação de carros será restrita e várias linhas de ônibus terão o percurso alterado. A recomendação da prefeitura é que as pessoas utilizem o metrô para chegar ou sair de Copacabana.

O evento-teste de hipismo vai contar com 30 competidores e as interdições de vias ocorrerão apenas no fim de semana. Para os dois eventos, o município vai mobilizar oito órgãos, com 2.500 agentes e 464 veículos, além de 21 painéis de mensagens variáveis com informações sobre as principais alterações no tráfego.

De acordo com a prefeitura, o evento que vai exigir o maior planejamento operacional será o Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada, marcado para o dia 16 de agosto. O percurso de 165 quilômetros vai atravessar a cidade de Copacabana até o Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste, e volta para a zona sul. 

O calendário completo dos eventos-teste está disponível no site Aquece Rio (http://www.aquecerio.com/pt-br).

Editor Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário