one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MEC debate em São Paulo documento-base para criar Sistema Nacional de Educação

Criado em 10/08/15 17h17 e atualizado em 10/08/15 17h20
Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Representantes do Instituto Ayrton Senna, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e do Ministério da Educação (MEC) reuniram-se hoje (10), em São Paulo,  para debater o documento que servirá de base para a criação do Sistema Nacional de Educação, divulgado no dia 19 de junho pelo MEC.

A proposta ainda será discutida e detalhada antes de ser encaminhada ao Congresso Nacional como projeto de lei. A intenção é aumentar a autonomia e as responsabilidades de estados e municípios com a educação e, ao mesmo tempo, garantir financiamento e recursos técnicos para que cumpram com essas obrigações.

A diretora de Articulação com o Sistema de Ensino do MEC, Flávia Nogueira, disse que serão feitas novas reuniões com as entidades da sociedade que se interessarem em discutir o assunto e dar sugestões, até que uma outra versão do documento seja feita com essas ideias, para então abrir uma consulta pública a partir de outubro.

“Teremos reuniões até o final do ano paralelamente com a consulta pública. Esse ciclo de debates que fazemos com as instituições do campo educacional acontece desde 2012. Esse debate continua sempre, mas de forma mais organizada como consulta pública faremos a partir de outubro”, disse Flávia.

O texto-base divulgado pelo MEC propõe a criação de padrões nacionais de qualidade, do currículo até a estrutura das escolas. Definidos os padrões, União, estados e municípios deverão trabalhar conjuntamente para atingi-los. Pelo texto, a União e os estados terão que dar apoio aos municípios, tanto financeiro quanto técnico, para que cumpram as obrigações.

O documento diz ainda que a reforma tributária é necessária para garantir equilíbrio entre os entes federativos, mas ressalta que ela não ocorrerá a tempo da definição do SNE. "Um equilíbrio dessa natureza depende de uma reforma tributária, que pode exigir muito mais tempo para a construção de acordos federativos do que o próprio Sistema Nacional de Educação. Nesse contexto, é fundamental encontrar uma solução para o financiamento educacional", diz a proposta.

A presidente do conselho do Cenpec, Neca Setúbal, disse que a criação do SNE é fundamental para potencializar todos os esforços dos diferentes atores da sociedade para avançar na questão da aprendizagem e na garantia do direito de educação de qualidade a todos: “É importante pensar que temos que ter um sistema de cooperação num regime de colaboração e ter clareza de quais são as responsabilidades de cada instância da federação com resultados concretos de aprendizagem”.


 

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário