one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


USP

Imagem:

Compartilhar:

Secretário de Segurança apresenta proposta para policiamento da USP

Criado em 07/08/15 23h00 e atualizado em 08/08/15 10h06
Por Camila Boehm Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, participou hoje (7) de reunião, com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), José Gregori, a ouvidora Maria Hermínia Brandão Almeida, além de professores e uma representante da Associação de Pós-Graduandos (APG), para discutir a segurança no campus com efetivo da Polícia Militar (PM). O reitor Marco Antonio Zago não participou da reunião.

Conforme a proposta apresentada hoje pelo secretário, os policiais militares que farão a segurança da universidade serão da mesma faixa etária dos estudantes, entre 24 e 26 anos, de acordo com o secretário. Além disso, o policiamento será comunitário, inspirado na experiência do Japão, e os policiais devem ser voluntários. “Ninguém, compulsoriamente, é designado para isso”, afirmou Moraes.

“A tendência é escolher os policiais também com nível universitário ou que estão cursando universidade, até porque o campus da USP, apesar de ter quase 70 mil pessoas que transitam todos os dias, é uma cidade diferenciada, muito homogênea, seja pela idade, pela formação universitária, pelas ideias; então, é necessário também que nós formemos uma equipe diferenciada”, disse o secretário.

Segundo Moraes, os policiais comunitários atuarão somente na segurança acadêmica, em casos de crimes contra estudantes, funcionários e professores. Situações como ocupação de prédios da universidade, manifestações e questões disciplinares serão tratadas por unidades policiais de fora. O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), e a Associação de Pós-Graduandos (APG) discordam da presença da PM no campus e acreditam no fortalecimento da guarda universitária, que já atua na USP.

Estudantes e funcionários fizeram manifestação em frente ao prédio da Reitoria, durante a reunião, contra a militarização da universidade e também para pedir que representantes dos funcionários e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) pudessem participar da discussão de hoje.

Neli Wada, representante dos funcionários no Conselho Universitário, explicou que a funcionária integrante da Comissão de Direitos Humanos e que poderia participar da reunião de hoje estava doente e não compareceu. Diante disso, os manifestantes pediram que algum outro representante pudesse fazer parte da discussão, o que foi negado, de acordo com Neli: “Não deixaram a gente entrar e nós não participamos”.

Os manifestantes reclamaram que não havia uma discussão sobre o projeto com a comunidade universitária. O secretário de Segurança alegou que a funcionária que participaria da reunião faltou, por isso não havia representação dos funcionários na discussão e que outros funcionários presentes não quiseram participar.

José Gregori, presidente do Conselho de Direitos Humanos, admitiu que o projeto não é de conhecimento geral: “A discussão está em uma etapa em que nem todos os participantes da universidade, como um todo, tomaram conhecimento desse pré-projeto, mas estamos enviando, estamos discutindo. Hoje foi a vez da Comissão de Direitos Humanos”.

Gregori declarou ainda que a reunião não foi deliberativa, e o assunto será levado ao reitor e ao Conselho Universitário, que são as instâncias decisórias na universidade.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário