one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


transolimpica

Imagem:

Compartilhar:

Túnel em Jacarepaguá será um dos legados das Olimpíadas para a população do Rio

Criado em 04/08/15 18h51 e atualizado em 04/08/15 21h25
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A um ano da abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, marcada para 5 de agosto, a prefeitura do Rio de Janeiro apresentou hoje (4) o túnel da Transolímpica, via que fará a ligação da zona oeste com o subúrbio de Deodoro, na zona norte da cidade, com 25 km de extensão e que reduzirá em duas horas o tempo de viagem entre os bairros onde serão disputadas competições. 

A obra, que emprega 3.925 trabalhadores, está 65% pronta e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2016. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em 60% - passando de duas horas e meia para 30 minutos - transportando 70 mil passageiros e com previsão de tráfego de 55 mil veículos por dia.

Este é mais um legado que ficará para a cidade-sede dos Jogos, segundo o governador Luiz Fernando Pezão: “A mobilidade [urbana] eu considero um dos maiores [legados], a integração dos BRTs, o metrô, a renovação da frota de barcas”.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que os Jogos Olímpicos serviram para integrar e unir a cidade. “A obra vai diminuir o percurso com BRT e de carro de pessoas que saem de áreas distantes da cidade e que vão poder fazer um tempo de viagem muito menor do que fazem hoje”.

A perfuração das galerias é a etapa mais importante da implantação da via expressa com BRT, integrando os extremos da cidade, além de interligar aos trens da SuperVia e futuramente com outra via, a Transbrasil, em Deodoro. Com 25 km de extensão, sendo 13 km de via expressa, a Transolímpica ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando pela Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Vila Militar.

 

Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e da organização da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman destacou a importância da obra para a capital fluminense como “um legado extraordinário”, a um ano da abertura dos Jogos Olímpicos.

 

Este será o quinto túnel em extensão da cidade e o segundo no Maciço da Pedra Branca – o primeiro foi o Túnel José Alencar, aberto em 2012 durante as obras da Transoeste. O projeto ainda inclui a duplicação da Avenida Salvador Allende, além da abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, por meio da construção de um túnel. Ao todo, a Transolímpica contará com 18 estações e três terminais. Fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), a construção tem custo previsto de R$ 2,2 bilhões.

Todo o trecho será monitorado por câmeras com imagens transmitidas em tempo real para o Centro de Controle e Operações da prefeitura. Seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o túnel contará com gerador próprio para alimentar iluminação de LED, um sistema à prova de apagões e prevenção contra incêndio, além de subestações de controle e segurança para monitoramento 24 horas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário