one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministra diz que Brasil está engajado em viabilizar acordo do clima em Paris

Criado em 14/09/15 22h10 e atualizado em 14/09/15 22h10
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, debate a questão ecológica na Encíclica Louvado Sejas, do Papa Francisco, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A ministra Izabella Teixeira debate a questão ecológica na Encíclica Louvado Sejas, do pPapa Francisco, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroFernando Frazão/Agência Brasil

O Brasil está na vanguarda para tentar costurar um acordo global da 21ª Conferência do Clima (COP 21), que será realizada em dezembro próximo, em Paris. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O principal objetivo é garantir um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o aquecimento global e limitando o aumento da temperatura em 2ºC até 2100.

De acordo com a ministra, que participou hoje de debate na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) sobre a encíclica do papa Franciso sobre meio ambiente, o Brasil está engajado em viabilizar o acordo de Paris. 

"Deveremos trabalhar soluções nessas negociações envolvendo três itens. O primeiro é a questão da diferenciação, como fazer para que todos os países possam convergir com o compromisso de aumento de até dois graus [Célsius] de temperatura neste século. O segundo diz respeito às soluções em relação a financiamentos. E o terceiro é podermos avançar em um debate sobre adaptação e esperamos que o Brasil possa lançar, até o fim do ano, para consulta, a proposta do Plano Nacional de Adaptação.”

A ministra destacou que o Brasil defenderá em Paris que o acordo deve ter, além de soluções financeiras e econômicas, uma proposta balanceada entre mitigação e adaptação. Segundo ela, o Brasil tem feito sua parte na redução das emissões de carbono e dos índices de desmatamento.

“O Brasil é o país que mais reduziu emissões e o desmatamento no planeta. Obviamente, temos o desafio de acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia e de ampliar as redes de monitoramento nos demais biomas brasileiros, além de buscar uma política de restauração florestal. São desafios enormes, mas somos o país que está propondo isso em primeira mão.”

Reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira participou do debate e disse que o principal da encíclica papal é o resgate da ecologia integral. “Aí está o ponto central. Se conseguirmos, enquanto sociedade, resgatar a dimensão da pluralidade humana será um grande trunfo. É aí que tem a tríplice relação: com o transcendente, com o outro e com a natureza. Com isso, combateremos o individualismo”, conclui padre Josafá.

 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário