one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ônibus do Rio testam novo modelo de plataforma elevatória para cadeirantes

Criado em 11/09/15 14h26 e atualizado em 11/09/15 15h22
Por Da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro iniciou hoje (11) a fase de testes do novo modelo de plataforma elevatória para cadeirantes em ônibus intermunicipais. O objetivo é facilitar o embarque e o desembarque de passageiros em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida.

Uma novidade da tecnologia nacional, o equipamento tem capacidade para aguentar 250 quilos e tempo de montagem de 45 segundos. O diferencial é que agora a porta de acesso não poderá mais ser usada por passageiros regulares, como ocorre nos modelos convencionais. O equipamento fica guardado em um compartimento isolado no ônibus e é acionado apenas pelo motorista, o que diminui os danos. Com isso, estima-se uma redução de 45% na necessidade de manutenção da plataforma.

Inicialmente, a novidade será testada em 10 ônibus das linhas intermunicipais que cobrem os trajetos entre  Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e o bairro da Freguesia e a Estrada Pau Ferro, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Até o fim deste mês, 20 ônibus deverão passar pelos testes, cujo resultado definitivo deve sair em 60 dias.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que a questão da acessibilidade no Rio de Janeiro não é a ideal, mas mostrou-se confiante nos testes com a nova plataforma elevatória. Éo que há de mais moderno em elevadores, afirmou Osório. Ele ressaltou, porém, que é preciso observar primeiro o desempenho do equipamento na prática. “Na pesquisa que foi feita, esse elevador mostrou-se o mais moderno e vantajoso para a finalidade, mas ainda precisamos ver como vai funcionar na prática. Por isso, é que serão 60 dias de teste.”

Osório lembrou que, como a frota de ônibus do Rio de Janeiro tem o piso alto e torna mais difícil o acesso de cadeirantes e portadores de deficiência física, o elevador usado atualmente nos veículos não atende às necessidades daqueles que têm pouca mobilidade. Por isso, a mudança está sendo feita com equipamentos novos, que oferecem praticidade, rapidez e conforto ao passageiro com deficiência.

A ouvidoria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou ter recebido, de janeiro a agosto deste ano, mais de 100 reclamações de usuários por defeitos nos elevadores e constatou nesse período cerca de 260 infrações referentes a problemas nas atuais plataformas usadas nos ônibus intermunicipais em todo o estado, s, o que resultou em 60% de multas a mais em relação ao ano passado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário