one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conferência reúne no Rio 300 líderes empresariais e políticos da América Latina

Criado em 14/10/15 22h15 e atualizado em 14/10/15 22h15
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


Trezentos líderes empresariais, políticos e institucionais estarão reunidos no Rio de Janeiro, no maior encontro do gênero no continente, a partir de amanhã (15), durante a 26ª Conferência Anual do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), até sexta-feira (16).

Com o tema central “América sem Fronteiras”, estão previstos 80 palestrantes e debatedores. A Valorização da Democracia será o tema de abertura do evento. O presidente do Ceal Brasil, Roberto Giannetti da Fonseca, disse que outros assuntos como combate à corrupção, agronegócio, sustentabilidade, mobilidade estarão em pauta.

“A experiência trocada entre os empresários da América Latina é muito importante. Discutimos políticas públicas e iniciativas privadas que acabam se tornando referência para muitos empresários que aqui participam e levam essas ideias para os seus países”, comentou Gianetti. “Além disso, parcerias e negócios acontecem nos bastidores. Já até houve, no passado, fusões de empresas concorrentes que foram decididas aqui”, acrescentou.

Outro tema importante do encontro será o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP, na sigla em inglês), fechado no início do mês pelos Estados Unidos com o Japão e mais dez países, dos quais três da América Latina (México, Peru e Chile). Para Giannetti, o acordo pressiona o Brasil abrir a economia para novos mercados.

“O Mercosul não deve ser nosso objetivo final. Nosso objetivo comercial deve estar nos países centrais, onde há demanda que vai gerar emprego e renda. O Brasil tem muita intervenção, obstáculos burocráticos. Temos que melhorar o sistema tributário. Se não reduzirmos o custo Brasil, a logística, tributo, financiamento, não seremos competitivos”, afirmou Roberto Gianetti.

O Ceal é uma rede de empresários latino-americanos criada em 1990 para estimular o envolvimento dos membros no intercâmbio e na cooperação entre os países da região.

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário