one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma vai sobrevoar região atingida por rompimento de barragens

Criado em 11/11/15 22h17 e atualizado em 11/11/15 22h15
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff vai sobrevoar amanhã (12) a região atingida pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em Minas Gerais, na última quinta-feira (5). A onda de lama que se formou destruiu o distrito de Bento Rodrigues e chegou ao Espírito Santo.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que Dilma deve sair de Brasília às 8h45 e chegar a Belo Horizonte uma hora depois. Da capital mineira, ela sobrevoa de helicóptero os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, na região de Mariana. Em seguida, a presidenta vai a Governador Valadares, que está com a captação de água para abastecimento suspensa por causa da passagem de lama pelo Rio Doce. Dilma termina a viagem em Colatina, no Espírito Santo.

Acompanham a presidenta no sobrevoo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro Occhi, os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e de Espírito Santo, Paulo Hartung, e o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

Dilma também determinou hoje (11) a criação de um comitê de gestão da crise que será formado pelos ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e de Minas e Energia, pelos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo e pelo Ministério Público.

O objetivo desse grupo, segundo o ministro da Integração Nacional, é acompanhar as ações que vão ser estabelecidas pela mineradora Samarco, cobrar mais rapidez na solução dos problemas enfrentados pelas famílias atingidas, monitorar a situação dos municípios da calha do Rio Doce que estão com problemas de abastecimento de água, além do dano ambiental. A portaria que cria o grupo deverá ser publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União.

Segundo o ministro Gilberto Occhi, a presidenta falou por telefone na tarde de hoje com o CEO da BHP Billiton, Andrew Mackenzie, e com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, empresas que controlam a Samarco, e cobrou providências para a reparação dos danos às famílias atingidas e também solução para o impacto ambiental.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário