one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo

Imagem:

Compartilhar:

Lugo diz que há vontade de líderes para acabar com suspensão do Paraguai de blocos regionais

Criado em 25/04/13 09h57 e atualizado em 25/04/13 10h03
Por Renata Giraldi* Fonte:Agência Brasil

Fernando Lugo
Lugo diz que há vontade de líderes para acabar com suspensão do Paraguai de blocos regionais (Antonio Cruz/ABr)

Brasília - O ex-presidente paraguaio e senador eleito Fernando Lugo disse que há “vontade” dos líderes regionais para buscar a normalização da situação do Paraguai no Mercosul e na União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O país foi suspenso dos blocos regionais, em junho, logo depois do processo de impeachment de Lugo. Para os líderes da região, houve o rompimento da ordem democrática no país durante a ação.

“Sempre defendemos pela nossa estrutura [geográfica e física] que o Paraguai tem de estar no Mercosul, não há outra possibilidade para nós”, ressaltou Lugo. “Nossa situação de país mediterrâneo nos força a consolidar a inserção no bloco regional. Com uma política de integração que seja mais equitativa e justa para o nosso país, sem dúvida, há um ambiente político forte, mas pelos aspectos diplomáticos, econômicos e culturais não há por que sofrer dificuldades nas relações regionais.”

Para Lugo, as eleições gerais, ocorridas no domingo (21), representaram um “ingrediente importante” para a normalização da situação. O empresário Horacio Cartes, do Partido Colorado (que foi derrotado por Lugo no passado), venceu o pleito. Cartes assume o poder em 15 de agosto.

Porém, Lugo criticou Cartes por ter pedido ao atual presidente do Paraguai, Federico Franco, que paralise as licitações, sem financiamento garantido.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguai

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário