one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Consumidores procuram, em Brasília, lotéricas para pagar contas durante greve dos bancários em 2011.

Imagem:

Compartilhar:

Greve dos bancários não é justificativa para o consumidor deixar de pagar contas

Criado em 18/09/12 11h18 e atualizado em 18/09/12 16h38
Por Portal EBC

Lotéricas
Consumidores procuram, em Brasília, lotéricas para pagar contas durante greve dos bancários em 2011. (Valter Campanato/ABr)

O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC) alerta que o serviço bancário e de compensação de cheque é considerado atividade essencial pela lei de greve. Na prática, a paralisação não pode deixar os consumidores sem nenhuma opção de pagamento.

Boletos e carnês de lojas que oferecem produto ou serviço devem ser pago diretamente no estabelecimento comercial. O IBEDEC recomenda ainda que o consumidor procure todos os canais alternativos,  como os correspondentes bancários, internet e caixas eletrônicos para o pagamento de água, luz e telefone, entre outros.

Leia também:

Como pagar as contas com os bancos fechados

O IBEDEC lembra  que deixar de liquidar fatura, boleto bancário ou qualquer outro tipo de cobrança, que o consumidor saiba ser devedor, não o isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo.

Caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte outro local de pagamento, o consumidor deverá documentar essa tentativa de quitação do débito junto ao Procon.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário