one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ocupação da sede do Instituto Lula, em São Paulo, começou na quarta-feira (23)

Imagem:

Compartilhar:

Assentados desocupam sede do Instituto Lula em São Paulo

Criado em 24/01/13 17h55 e atualizado em 24/01/13 19h21
Por Camila Maciel Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Ocupação no Instituto Lula
A ocupação da sede do Instituto Lula, em São Paulo, começou na quarta-feira (23) (Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo - Integrantes do Assentamento Milton Santos, que ocuparam no início da manhã de ontem (23) a sede do Instituto Lula na capital paulista, deixaram hoje (24) o prédio, por volta das 14 horas. Os manifestantes juntaram-se a outro grupo do movimento que ocupa desde a última terça-feira (15) a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em São Paulo. Uma audiência do presidente do Incra com os assentados ocorrerá ainda hoje.

De acordo com Ana Elisa Correia, porta-voz dos assentados, a decisão de desocupar sinaliza que o movimento está aberto ao diálogo. Cerca de 70 famílias assentadas pelo Incra há sete anos vivem no assentamento, em Americana, no interior do estado. As famílias reivindicam a desapropriação da área por interesse social, única medida legal que pode reverter o despejo, determinado pela Justiça no dia 28 de novembro, e previsto para a próxima semana.  "Temos apenas cinco dias para que alguma coisa seja feita. Vamos esperar os encaminhamentos desta negociação e outras ocupações, inclusive, podem ser feitas", disse Ana Elisa.

O conflito pela área teve início em 1976, quando as terras foram confiscadas pelo governo para pagamento de dívida da família Abdalla com a União. Em 1996, a família ganhou na Justiça o direito de retomar a propriedade, mas, segundo o movimento, a matrícula foi mantida em nome do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No final de 2005, o INSS passou a área para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que assentou as famílias. Com amparo na ação de 1996, a família Abdalla entrou com pedido de reintegração de posse em maio de 2012 e ganhou. A desocupação está marcada para a semana que vem.

Ouça áudio sobre a ocupação

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário