one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Índios tentam evitar desocupação do antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro

Imagem:

Compartilhar:

Desocupação do antigo prédio do Museu do Índio será feita a partir desta segunda-feira

Criado em 13/01/13 12h30 e atualizado em 14/01/13 09h38
Por Paulo Virgilio Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

frente antigo museu do índio
O Governo do Estado reafirma que a demolição do prédio integra o projeto de modernização do Complexo do Maracanã (Maria Valdés / facebook.com)

Rio de Janeiro - A desocupação do prédio do antigo Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio, deve ocorrer a partir desta segunda-feira (14), assim que o Governo do Estado receber o mandado judicial de imissão de posse da área, onde desde 2006 vive um grupo de indígenas. Na noite desse sábado (12) o Batalhão de Choque da Polícia Militar desmobilizou o cerco que fazia ao prédio desde o início da manhã, como ação preventiva para garantir a desocupação, que só poderia ser feita com o mandado judicial.

A saída dos policiais foi comemorada pelos índios e ativistas que acompanhavam desde cedo a movimentação no local. De acordo com um dos líderes do grupo indígena, Afonso Apurinã, os ocupantes do antigo museu estão cientes de que a remoção ocorrerá com a chegada da ordem judicial. “Mas estamos dispostos a resistir até o último momento. Queremos defender a nossa cultura”, disse.

Em nota divulgada na noite de ontem (12), o Governo do Estado reafirma que a demolição do prédio integra o projeto de modernização do Complexo do Maracanã, “sendo parte importante na questão da mobilidade”.

Representantes de dois órgãos do governo – Secretaria Estadual de Assistência Social e Empresa de Obras Públicas (Emop) – estiveram no sábado no local para, segundo a nota, “atualizar os contatos com as pessoas que estão no prédio, de forma que, durante a semana, seja finalizado o cadastro social e haja remoção das pessoas, e logo que possível, a demolição do prédio”.

De acordo com o Afonso Apurinã, os funcionários do estado que estiveram ontem na chamada “Aldeia Maracanã” colheram dados como a identidade dos 23 residentes, “mas em nenhum momento disseram que era para a remoção”.

Responsável pelas obras de modernização do complexo com vistas à Copa do Mundo de 2014, a Emop já fez a licitação para a demolição do antigo museu, orçada em R$ 586 mil, mas o contrato com a empresa vencedora ainda não foi assinado.

Construído há 147 anos, o prédio abrigou a sede do Serviço de Proteção ao Índio, antecessor da atual Fundação Nacional do Índio (Funai). De 1953 a 1977, ali funcionou o museu, criado pelo antropólogo Darcy Ribeiro. Desde 1978, o Museu do Índio está instalado em um casarão na Rua das Palmeiras, em Botafogo, zona sul do Rio.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário