one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Pagé Kunue Kalapalo, do Xingu, pinta rosto de criança durante manifestação contra destruição de escola e prédio do antigo Museu do Índio para as obras do Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Indígenas que ocupam Museu do Índio estão abertos ao diálogo com governo, diz defensor público federal

Criado em 28/01/13 23h52 e atualizado em 29/01/13 07h44
Por Douglas Corrêa Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Manifestação em favor da Aldeia Maracanã
Rio de Janeiro - Pagé Kunue Kalapalo, do Xingu, pinta rosto de criança durante manifestação contra destruição de escola e prédio do antigo Museu do Índio para as obras do Maracanã (Vladimir Platonow/ABr)

Rio de Janeiro - O defensor público da União, André Ordagcy, se reuniu hoje (28) com os 26 índios que ocupam o antigo prédio do antigo Museu do Índio desde 2006 e com representantes da sociedade civil elaborando um documento que será entregue amanhã (29) na Casa Civil e na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado. O defensor é autor de duas ações civis públicas que tramitam na Justiça Federal, uma delas para a permanência do povo da Aldeia Maracanã no local.

Ordagcy disse que o documento está sendo preparado por várias pessoas da sociedade civil e terá redação final da Defensoria Pública da União. O documento irá expressar que os representantes dos índios estão abertos ao diálogo com o governo, que reconheceu a importância do imóvel e "discutir o melhor interesse dos índios".

O defensor público federal disse que o governo não informou no documento de tombamento distribuído hoje (28) "qual o destino que será dado ao imóvel".

Em nota, o governo do estado anunciou que vai preservar o prédio do antigo Museu do Índio, no Maracanã, e que está tomando as "devidas providências para que o local seja desocupado por seus invasores".

O governo informou que o Ministério da Agricultura está desocupando os demais prédios existentes no local, que serão demolidos para garantir o fluxo de pessoas no entorno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O imóvel foi comprado no ano passado pelo governo do estado por R$ 60 milhões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos reafirmou na noite de hoje, em nota, que mantém a proposta entregue aos índios no dia 16  propondo a construção de um Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas, na Quinta da Boa Vista, e a criação do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas.

Leia também:

Governo do Rio desiste da demolição do Museu do Índio

Documento em apoio à Aldeia Maracanã reúne mais de dez mil assinaturas

O centro de referência deverá ter como finalidade, entre outras atribuições, a realização de estudos e pesquisas sobre culturas indígenas brasileiras, promoção da cultura do resgate e proteção ao ambiente e comercialização do artesanato e da arte indígena.

O conselho terá papel de monitorar o funcionamento do Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas e atuará como órgão consultivo do Estado na formulação de políticas de defesa e promoção dos direitos indígenas.

A secretaria vai prestar toda a assistência necessária, logo após a desocupação da área, inclusive oferecendo transporte para retorno às aldeias de origem ou abrigo em equipamentos estatais.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário