one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


MST protesta em São Paulo contra a ameaça de despejo do assentamento Milton Santos

Imagem:

Compartilhar:

Assentados ocupam sede do Instituto Lula para pressionar ex-presidente a interceder contra ação de despejo

Criado em 23/01/13 10h06 e atualizado em 23/01/13 11h10
Por Camila Maciel Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

MS¨T - assentamento Milton Santos
MST protesta em São Paulo contra a ameaça de despejo do assentamento Milton Santos (Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo - Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam hoje (23), por volta de 6h30, a sede do Instituto Lula, no bairro Ipiranga, zona sul da capital paulista. Com o ato, os manifestantes querem pressionar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a interceder com a presidenta Dilma Rousseff para evitar a reintegração de posse da área do Assentamento Milton Santos, em Americana (SP). Eles têm até o próximo dia 30 para deixar o local voluntariamente.

De acordo com a Polícia Militar (PM), viaturas foram enviadas ao local por volta das 7h30. "Estamos em contato com eles [os PMs] e, por enquanto, a situação é tranquila", relatou Vandré Paladini, advogado das famílias. De acordo com o movimento, cerca de 80 pessoas participam do ato. A PM informou que a ocupação conta com 30 manifestantes.

Por volta das 9h da manhã, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, esteve no local. Segundo Vandré Paladini, Okamotto se comprometeu a entrar em contato com integrantes do governo para intermediar uma solução para o caso. "Mas não temos nada de efetivo. Vamos ficar por aqui até que algo mais concreto seja feito", declarou o advogado.

No Milton Santos, vivem cerca de 70 famílias assentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) há sete anos, segundo o movimento. As famílias reivindicam a desapropriação por interesse social, única medida legal que pode reverter o despejo, determinado pela Justiça no dia 28 de novembro.

Paladini informou que, desde a tarde de ontem, quatro simpatizantes do MST estão acorrentados e fazem greve de fome em frente ao escritório da Presidência da República em São Paulo.

 

Edição: Lílian Beraldo

*A matéria “MST ocupa sede do Instituto Lula para pressionar ex-presidente a interceder contra ação de despejo” permaneceu com uma informação errada até as 10h52 de hoje (23). Diferentemente do informado, a ocupação não foi feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), mas por integrantes do Assentamento Milton Santos, localizado em Americana (SP). O título foi alterado para “Assentados ocupam sede do Instituto Lula para pressionar ex-presidente a interceder contra ação de despejo”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário