one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Venda de álcool de cozinha volta a ser proibida.

Imagem:

Compartilhar:

Venda de álcool líquido acima de 54º GL para uso doméstico será proibida

Criado em 24/01/13 19h53 e atualizado em 25/01/13 14h13
Por Aline Leal Edição:// Atualizado às Fonte:Agência Brasil

Brasília - A partir de 1° de fevereiro, a comercialização do álcool líquido com graduação acima de 54 graus Gay Lussac (ºGL) para uso doméstico em supermercados e outros pontos de venda no atacado e no varejo vai ser proibida. Só será permitida a venda do produto em forma de gel, que é considerado mais seguro.

Em 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação e comercialização do produto por considerar que o álcool líquido oferece riscos de acidentes por queimadura e por ingestão, mas, no mesmo ano, a Justiça suspendeu a determinação. Em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e deu até 31 de janeiro para a indústria se adequar à nova norma. Caso a decisão não seja respeitada, o produto deverá ser recolhido.

Segundo a Anvisa, o álcool de uso exclusivo em estabelecimentos de assistência à saúde e o álcool comercializado em embalagens de até 50 mililitros (ml) podem ser comercializados na forma líquida, independentemente da graduação alcoólica.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), o processo ainda está em andamento e há embargos ainda pendentes de julgamento.

Edição: Fábio Massalli // Atualizado às 20h49 para esclarecimento de informações sobre local de venda de álcool líquido no primeiro parágrafo   //  A matéria foi alterada para correção de informação às 12h do dia 25/01. Diferentemente do publicado, a proibição se refere a álcool líquido com graduação acima de 54º GL.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário