one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Patriota leva a mensagem da presidenta Dilma Rousseff em favor do diálogo e da cooperação na busca pela paz

Imagem:

Compartilhar:

Chanceleres do Brasil e da Argentina discutem agenda bilateral em reunião no Rio

Criado em 19/02/13 20h17 e atualizado em 19/02/13 20h38
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Antonio Patriota
Patriota discute agenda com argentino (Antônio Cruz/ABr)

Rio de Janeiro – Mais um encontro bilateral para promover a agenda política da parceira estratégica entre os dois países ocorreu hoje (19), na capital fluminense, entre os chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e da Argentina, Héctor Timerman. Após a reunião, Patriota disse que diversos assuntos foram tratados, principalmente na área de integração energética, de defesa, nuclear e espacial.

“Queremos que siga em frente esse contato regular sobre as áreas consideradas de maior sensibilidade e valor estratégico para a relação bilateral, que são a espacial, nuclear, de defesa, a de integração energética, agora se beneficiando já com avanços nos estudos de viabilidade das hidrelétricas de Garabi e Panambi no rio Uruguai, telecomunicações, entre outras”, disse Patriota.

O chanceler brasileira informou ainda que a negociação comercial do Mercosul com a União Europeia também esteve na pauta das conversas. “Analisamos assuntos relacionados ao Mercosul, a retomada das negociações Mercosul-União Europeia, com base na decisão ministerial que foi tomada à margem da [cúpula União Europeia-Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos] Celac em Santiago [em janeiro deste ano], entre os membros da União Europeia e do Mercosul, que estabelece o intercâmbio de ofertas melhoradas até o final de 2013”.

Segundo o chanceler argentino, a negociação com o bloco europeu deve ser feita de forma regional. “Estamos muito interessados que essa negociação siga adiante e termine com êxito, e que esse êxito não seja simplesmente o fechamento de um acordo, mas que seja um beneficio tangível para o desenvolvimento mais equitativo das duas regiões”.

Patriota e Timerman trataram ainda da incorporação da Venezuela e da Bolívia ao Mercosul, além do retorno do Paraguai ao bloco. O Paraguai está suspenso desde junho de 2012, após o presidente Fernando Lugo ter sido destituído do poder.

O ministro brasileiro aproveitou a reunião para agradecer o apoio da Argentina à candidatura do embaixador brasileiro Roberto Azevedo à direção-geral da Organização Mundial do Comercio (OMC). De acordo com Timerman, a eleição de um latino-americano par o cargo é importante para a história das relações comerciais. “Estamos seguros quanto à qualidade, conhecimento e marca que Roberto Azevedo poderá dar a uma organização que tem severas deficiências neste momento”.

A reunião ocorreu no Copacabana Palace Hotel. Os dois ministros mantêm uma agenda de encontros periódicos, para tratar de assuntos de interesse comum aos dois países, cooperação bilateral e agendas regionais e global.

Em 2012, as reuniões resultaram na criação do Diálogo de Integração Estratégica Brasil-Argentina, um mecanismo de coordenação dos projetos prioritários dos dois países.

Atualmente, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina. E a Argentina é o terceiro maior parceiro individual do Brasil. O intercâmbio comercial entre os dois países passou de US$ 7,1 bilhões em 2002 para US$ 34,4 bilhões no ano passado.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário