one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bloco Céu na Terra (RJ)

Imagem:

Compartilhar:

Cordão do Boitatá e Sassaricando agitam foliões no centro do Rio

Criado em 10/02/13 11h34 e atualizado em 10/02/13 11h44
Por Vitor Abdala Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Céu na Terra 5
Proposta dos blocos Boitatá e Sassaricando é fazer uma festa pontuada de marchinhas, samba e ritmos nordestinos (© RioTur/Ascom)

Rio de Janeiro – Um carnaval pontuado de marchinhas, samba e ritmos nordestinos, que reúne milhares de foliões com fantasias inusitadas. Essa é a proposta do Cordão do Boitatá, bloco carnavalesco criado em 1996, que faz a festa hoje (10) no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Nascido como um encontro de amigos, a partir de um conjunto musical de mesmo nome há 17 anos, o Cordão hoje reúne cerca de 50 mil foliões, na Praça XV e em seu entorno, segundo Kiko Horta, músico e diretor do bloco.

“A gente tem uma modalidade que é um carnaval acústico [sem carro de som]. Fazemos um cortejo, com 50 músicos na rua e instrumentos de sopro, percussão, banjo. O cordão retomou a modalidade de carnaval no chão. Porque a gente tem blocos que fazem carnaval em cima do carro de som. Não estou dizendo que isso é pior ou melhor. É só uma modalidade de carnaval”, disse Horta.

Neste ano, o Cordão se uniu, em uma só festa, ao bloco de marchinhas Sassaricando, que tradicionalmente se apresentava no sábado, no bairro da Glória, na zona sul da cidade. A Praça XV, onde os blocos estão se apresentando, foliões curtem a festa com as fantasias mais variadas.

Vestida da personagem de desenho animado Pedrita, Marcele Falcão foi à Praça XV com a mãe e os dois filhos gêmeos, de 2 anos. “Eu ia muito a bloco antes de eles nascerem. Nesse carnaval, estou voltando aos blocos, só que agora, quero que a família toda participe”, disse.

Já Wellington Ribeiro foi ao centro da cidade com a mulher, que está grávida. “Eu e ela sempre fomos de curtir blocos. Nos conhecemos no ano passado e nesse ano estamos juntos aqui. Depois que o bebê nascer, espero continuar participando dos blocos, se minha mulher deixar”, brinca.

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário