one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Deputados Sandro Mabel e Rose de Freitas na reunião para definir novo líder do PMDB

Imagem:

Compartilhar:

Deputado Sandro Mabel aciona STF para anular eleição de líder do PMDB

Criado em 05/02/13 18h39 e atualizado em 05/02/13 19h17
Por Débora Zampier Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Sandro Mabel - Rose de Freitas
Deputados Sandro Mabel e Rose de Freitas na reunião para definir novo líder do PMDB (Gustavo Lima/Câmara)

Brasília – O deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da eleição do também deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a liderança do PMDB no Congresso Nacional. Segundo Mabel, a eleição foi irregular porque teve a participação de dois deputados empossados ilegalmente.

A eleição para líder do PMDB ocorreu no último domingo (3), com vitória de Cunha após votação em dois turnos, derrotando Mabel e o deputado Osmar Terra (PMDB-RS). Segundo o parlamentar goiano, a vitória só foi possível após manobra política que resultou na posse dos deputados Marcelo Guimarães Filho (PMDB-BA) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

Os peemedebistas assumiram os lugares de João Carlos Bacelar (PR-BA) e Lázaro Botelho (PP-TO) no último sábado. “Ambos deputados titulares, pertencentes a outros partidos, se afastaram para viabilizar a posse dos suplentes pela primeira vez nesta legislatura”, argumentou Mabel.

Segundo o deputado goiano, a posse foi feita de forma “rápida e direcionada” e não obedeceu ao rito previsto na Constituição, que determina nova data de sessão caso a abertura do ano legislativo caia em fim de semana ou feriado. Mabel ainda criticou a interferência de legendas alheias ao PMDB nos assuntos do partido. O relator do mandado de segurança, que tem pedido de liminar, é o ministro Luiz Fux.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário