one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo - Motoboys realizam manifestação pela prorrogação dos prazos para adequação às novas exigências de segurança

Imagem:

Compartilhar:

Detran e sindicato não chegam a acordo sobre novas regras

Criado em 21/02/13 18h05 e atualizado em 21/02/13 19h21
Por Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:

Motoboys realizam protesto pelo prorrogação de prazos para medidas de adequação
Motoboys realizam manifestação pela prorrogação dos prazos para adequação às novas exigências de segurança (Marcelo Camargo / Abr)

Rio de Janeiro - O início da aplicação de multas aos motociclistas profissionais que não atendem às normas de segurança para o exercício da atividade não tem prazo definido. O Detran do Rio e a Associação dos Motociclistas do Estado procuram um entendimento sobre o cumprimento da exigência de o motoboy frequentar um curso de 30 horas. O presidente Aluízio Cesar Braz diz que associação reúne 1.370 motociclistas profissionais, e reivindica que o Detran só aplique a lei depois que todos concluírem o curso.

A Lei nº 12.009 estabelece regras para o exercício das atividades dos mototaxistas, motoboys e motofretistas. Os infratores ficam sujeitos a multas, apreensão da motocicleta e suspensão da carteira de habilitação. A lei exige o uso de equipamentos de segurança, como cortador de pipa e protetor de pernas. Após dois adiamentos, a fiscalização deveria começar no dia 2 de fevereiro. Nesta quarta-feira (20) o Contran rejeitou novo pedido de adiamento para início da fiscalização punitiva.

Em nota, o Detran do Rio explicou que a aplicação da lei no estado foi dividida em três etapas. A primeira ocorreu no último dia 2, com a divulgação de informações de caráter educativo. A segunda, 120 dias depois, prevê exigência do uso dos equipamentos de segurança. Na terceira etapa, 90 dias após do término da segunda, será exigida a conclusão do curso para o exercício da profissão.

O curso de capacitação tem duração de 30 horas, sendo 25 de aulas teóricas e cinco de atividades práticas. A estrutura curricular abrange temas relacionados a ética, cidadania, segurança, saúde, transporte de cargas e risco sobre duas rodas.

Edição: Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário