one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Imagem:

Compartilhar:

Gilberto Carvalho diz que episódio com Bento XVI nas eleições de 2010 foi superado

Criado em 13/02/13 19h09 e atualizado em 13/02/13 19h33
Por Mariana Branco Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Gilberto Carvalho
Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. (Elza Fiúza/ABr)

Brasília - O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (13) que a posição do governo brasileiro sobre a renúncia do papa Bento XVI, que deixa o cargo a partir do dia 28, é de respeito e reverência pela decisão. Ele disse ainda que “está superado” o episódio ocorrido às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2010, quando o pontífice condenou projetos políticos a favor da legalização do aborto.

“Nossa posição é acima de tudo de respeito e reverência. Estamos atentos à chegada do novo papa para retomar as conversações do governo brasileiro com a Santa Sé no melhor nível possível. Não nos cabe nos pronunciar sobre a natureza da decisão do papa”, declarou.

Segundo Gilberto Carvalho, o posicionamento é também o da presidenta Dilma Rousseff. O ministro fez as declarações durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema é Fraternidade e Juventude. Ele não esclareceu se a própria presidenta divulgará nota.

O ministro disse ainda que não houve demora no pronunciamento do governo brasileiro sobre a renúncia de Bento XVI e que o episódio da campanha presidencial de 2010 foi superado. Na época, o papa recomendou que os líderes da Igreja no Brasil orientassem a população a não votar em candidatos a favor da legalização do aborto. A CNBB de São Paulo, pouco antes, chegou a distribuir carta desaconselhando o voto em Dilma e depois recuou.

“Nós temos gratidão ao papel que Bento XVI desempenhou desde 2005. Somos gratos a ele, nossas relações foram as melhores possíveis. O governo brasileiro não se apressou em fazer um grande pronunciamento. Outros governos da América Latina não se pronunciaram”, disse Gilberto Carvalho.

Carvalho disse ainda desejar “muita energia e muita luz” para a escolha do novo papa e que seria “uma grande honra” se o escolhido for brasileiro. Cinco cardeais do Brasil participarão do conclave.

O secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, D.Leonardo Steiner, disse que, independentemente da nacionalidade, é importante que o novo papa esteja disposto a debater temas atuais, como meio ambiente e pobreza. "A chance existe [de ser um brasileiro]. Mas o povo do Brasil tem um afeto muito grande pelo papa e continuará existindo essa relação", disse.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário