one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tanto os acidentes quanto o número de mortes nas rodoviais federais dimuniuram neste feriado em relação ao feriado da Semana Santa

Imagem:

Compartilhar:

Número de mortes nas estradas cai 25,4%

Criado em 11/02/13 14h38 e atualizado em 11/02/13 18h42
Por Pedro Peduzzi Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

acidente de trânsito
Nos três primeiros dias do feriado prolongado, de sexta-feira (8) a domingo (10), foram registradas 97 mortes. No mesmo período do ano passado, a PRF já havia contabilizado 130 (Foto: Blog do Milton Jung/Creative Commons)

Brasília – O número de mortes nas estradas caiu 25,4% neste carnaval, segundo o balanço parcial divulgado nsta segunda-feira (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos três primeiros dias do feriado prolongado, de sexta-feira (8) a domingo (10), foram registradas 97 mortes. No mesmo período do ano passado, a PRF já havia contabilizado 130 mortes.

O número de feridos também teve redução de 15,7% - foram 1.303 ocorrências em 2012 e 1.098 neste ano. A PRF informa ainda que, no mesmo período, houve queda de 2,6% no número de acidentes – ano passado foram 2.051 registros e, neste carnaval, já aconteceram 1.997 acidentes.

“Conforme havíamos previsto, ultrapassamos o número de testes de embriaguez feitos no carnaval passado, batendo o novo recorde histórico, com 42.661 testes aplicados”, disse à Agência Brasil o inspetor Fabiano Moreno, da PRF.

Ouça a reportagem da Radiagência Nacional:
 

Em 2012 foram feitos 30,4 mil testes. Apesar de mais testes terem sido aplicados, a PRF registrou queda no número de autuações que resultaram em prisão. De 1.410 autuações feitas no ano passado, 494 pessoas foram presas; de 1.055 autuações feitas neste carnaval, 338 foram detidas.

Segundo Moreno, os números mostram que as ações integradas de fiscalização e de conscientização desenvolvidas pelo governo surtiram efeito no trânsito. “Com as fiscalizações e as campanhas de trânsito, notamos que os motoristas estão despertando para a responsabilidade que precisam ter em prol de um trânsito seguro”, disse o inspetor.

A PRF reitera que no retorno do feriado de carnaval os motoristas precisam estar bem atentos porque, a exemplo dos anos anteriores, os acidentes mais graves costumam acontecer após alguma atitude imprudente.

Além disso, acrescenta, a nova lei é intolerante para qualquer quantidade de álcool. “Os motoristas precisam saber que o álcool demora a ser metabolizado e que essas histórias de cochilo, café amargo ou medicamentos para metabolizá-lo de forma mais rápida não procedem”, completou.

A Operação Carnaval continua até a meia-noite da próxima quarta-feira (13).

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário