one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Desfile da Unidos de Vila Isabel

Imagem:

Compartilhar:

Público aclama Vila Isabel no segundo dia de desfile das escolas do Grupo Especial do Rio

Criado em 12/02/13 13h00 e atualizado em 12/02/13 13h22
Por Nielmar de Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro - Segundo Dia
Desfile da Unidos de Vila Isabel (© Marco Antonio Cavalcanti | Riotur)

Rio de Janeiro - Foi preciso a passagem de 12 escolas do Grupo Especial, e de dois dias de desfile para que o público presente ao Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí se rendesse à beleza e a empolgação do desfile e gritasse a uma só voz, pela primeira vez este ano: “É campeã”.

E a escola responsável pela manifestação foi a Unidos de Vila Isabel, que fechou o desfile com o enredo A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo – Água no Feijão, que Chegou Mais Um..., da carnavalesca Rosa Magalhães.

A escola de Vila Isabel, bairro da zona norte do Rio, pisou na passarela do samba prestando uma homenagem ao homem do campo e unindo a cultura do samba à moda de viola do agricultor brasileiro para celebrar a grande festa da colheita.

O último dia de desfile do Grupo Especial foi aberto pouco depois das 21h de ontem com a apresentação da São Clemente, escola do bairro de Botafogo, na zona sul da cidade, que trouxe para o Sambódromo o enredo do carnavalesco Fábio Ricardo: Horário Nobre, que se propôs a contar, em capítulos, toda a história das novelas brasileiras.

Segunda escola a desfilar, a Estação Primeira de Mangueira levou para o desfile o enredo Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América, de autoria do carnavalesco Cid Carvalho. Nele, hipoteticamente, a escola parte com o seu trem verde e rosa desde a Estação Primeira, para percorrer os trilhos da história da capital do Mato Grosso.

A escola chegou a empolgar o público, mas se atrapalhou com a inovação da divisão de sua bateria em duas seções e teve problemas com dois carros alegóricos, um que enfrentou um princípio de incêndio e outro que ficou preso na torre reservado às televisões. A Mangueira ainda excedeu o tempo do desfile em seis minutos.

A Beija-Flor foi a terceira escola a se apresentar no segundo dia de desfile do Grupo Especial, ainda na noite de ontem. A escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, teve o seu enredo assinado pelos carnavalescos Fran Sérgio, Ubiratan Silva Vitor Santos, André Cezari e Bianca Behrends.

Com uma apresentação técnica e de muito samba no chão, como é característica da agremiação, a escola desenvolveu o enredo Amigo Fiel – Do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga Marchador, uma homenagem ao cavalo de raça brasileiro.

A escola, no entanto, enfrentou problemas ao final do desfile com a condução do seu último carro, exatamente o que levava o nome do enredo. Com isto, formou-se um grande “buraco” ao final do desfile da Beija-Flor.

A Acadêmicos do Grande Rio trouxe o enredo Amo o Rio e Vou à Luta: Ouro Negro sem Disputa, do carnavalesco Roberto Szaniecki. Uma proposta de união ao clamor da população fluminense em defesa dos royalties do petróleo.

Já a Imperatriz Leopoldinense preferiu falar do Pará. O enredo dos carnavalescos Cahê Rodrigues, Mario Monteiro e Kaká Monteiro, Pará – O Muiraquitã do Brasil. Sobre A Nudez Forte da Verdade, O Manto Diáfano da Fantasia se propôs a trazer para a Sapucaí os sabores, cheiros, a fé e as tradições do estado da Região Norte do país. A escola da zona da Leopoldina foi a quinta a desfilar na passarela do samba, já na madrugada de hoje.

O desfile do Grupo Especial, dividido em duas partes, começou na noite de domingo, com a apresentação da Inocentes de Belford Roxo. Desfilaram,, ainda, no primeiro dia,  o Salgueiro, a Unidos da Tijuca, atual campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio, a União a Ilha do Governador, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Portela.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário