one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Santos - SP

Imagem:

Compartilhar:

Terminais portuários de Santos e Belém serão os primeiros a ser licitados

Criado em 18/02/13 16h04 e atualizado em 18/02/13 16h23
Por Danilo Macedo Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Porto de Santos - SP
Segundo o governo,, da lista de 159 terminais, incluindo 42 novos, pelo menos dez áreas de arrendamento vencidas no Porto de Santos e no complexo portuário de Belém serão licitadas no primeiro lote. (Nanny Costa / Creative Commons)

Brasília - O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, disse hoje (18) que o primeiro bloco de terminais marítimos será licitado neste primeiro semestre. A licitação faz parte do plano do governo federal de atrair investimentos de R$ 54,2 bilhões até 2017, para reduzir o preço do frete no país. Segundo o ministro, da lista de 159 terminais, incluindo 42 novos, pelo menos dez áreas de arrendamento vencidas no Porto de Santos e no complexo portuário de Belém serão licitadas no primeiro lote.

“Vamos fazer os estudos para que possamos começar o processo licitatório. Isto é o primeiro passo. Depois, vamos licitar por blocos”, disse o ministro. Segundo ele, a prioridade são os terminais com contratos vencidos em 2012 e vincendos em 2013. No entanto, no caso dos demais, que têm vencimento até 2017, os estudos de viabilidade devem ser concluídos até o fim deste ano.

Cristino explicou que, no novo modelo de concessão, sairão vencedoras as empresas que oferecerem o menor preço para transportar a maior quantidade de carga. “Esse é um caminho novo que vai dar, sem dúvida nenhuma, uma condição melhor para aqueles que estão operando e vão operar dentro dos portos organizados”.

Leônidas Cristino e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, reuniram-se hoje, no Palácio do Planalto, com representantes das confederações da Indústria (CNI), do Comércio (CNC), do Transporte (CNT), da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Associação Brasileira da Infraestrutura e das Indústrias de Base (Abdib).

Edição Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário