one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A principal causa do câncer na laringe é o fumo, principalmente quando associado ao consumo de bebidas alcoólicas

Imagem: USP imagens

Compartilhar:

Tráfico de drogas reduziu nas proximidades das escolas do DF, diz governo

Criado em 05/02/13 22h13 e atualizado em 06/02/13 08h12
Por Mariana Tokarnia Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Cigarro tabagismo
Tráfico de drogas reduziu nas proximidades das escolas do DF, diz governo. (© Marcos Santos/ USP Imagens )

Brasília - O governo do Distrito Federal diz que o tráfico de drogas nas proximidades das escolas reduziu no ano passado em relação a 2011 e que por meio de ações intersetoriais que envolvem as secretarias de Educação, de Segurança Pública, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de Saúde, além de outros setores, realiza ações de combate e de prevenção do uso de entorpecentes.

Um levantamento do QEdu: Aprendizado em Foco, uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para a educação, mostrou que o Distrito Federal é a unidade federativa com maior incidência de tráfico nas proximidades das escolas públicas.

O levantamento se baseou nas respostas dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No DF, 53,2% dos professores responderam afirmativamente a questão sobre tráfico nas proximidades das escolas.

De acordo com a secretaria de Segurança Pública do DF, a Polícia Militar possui um grupo especializado em segurança escolar, o Batalhão de Policiamento Escolar, responsável pela segurança no perímetro dos centros de ensino. No formato atual, o batalhão existe desde 2010 e, segundo a secretaria, ajudou no combate ao tráfico, que de 2011 para 2012 teve uma redução de 8%, passando de 159 para 146 ocorrências junto à PM, dentro do perímetro de 100 metros das escolas públicas. Nas particulares, a redução foi 9%, passando de 102 para 93 ocorrências.

O uso de entorpecentes, no entanto, aumentou tanto nos centros de ensino públicos quanto particulares. Nas públicas, houve um aumento de 12%, com as ocorrências passaram de 363 em 2011 para 407 em 2012. Nas particulares, o aumento proporcional foi maior, passou de 221 para 254, registrando uma variação de 15%.

Para combater o uso de drogas, a secretaria de Educação do DF atua por meio da elaboração de normas legais que protegem as áreas e os estudantes mais vulneráveis e por meio da conscientização nas escolas, tanto dos professores quanto dos estudantes. Para isso, a secretaria trabalha em parceria com o governo federal. Em 2012, 1.744 professores participaram das formações.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário