one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Prêmio Nobel da Paz será entregue nesta sexta

Imagem:

Compartilhar:

Com 259 inscritos, Prêmio Nobel da Paz tem recorde de participação

Criado em 04/03/13 13h38 e atualizado em 04/03/13 14h09
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Prêmio Nobel da Paz será entregue nesta sexta
O prêmio Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prêmios. (Divulgação)

Brasília - A organização do Instituto Nobel informou hoje (4) que foi registrado um recorde no número de candidaturas ao Prêmio Nobel da Paz 2013. No total, são 209 pessoas e 50 organizações. O último recorde foi o de 2011, quando se registaram 241 candidaturas. A escolha ocorre em outubro, em Oslo, na Noruega, e a a entrega do prêmio, em dezembro. Organizações não governamentais, uma adolescente paquistanesa e um ex-presidente norte-americano estão entre os indicados a receber o prêmio.

O diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, disse que o aumento no número de candidaturas mostra o “interesse crescente ao prêmio e que as indicações vêm do mundo inteiro”. O nome dos candidatos é conhecido quando aquele que propõe a indicação o divulga, porque o instituto mantém o sigilo.

São conhecidas as candidaturas da adolescente Malala, do Paquistão – que sofreu ataques ao defender o direito de estudar a mulheres e meninas em seu país –, a organização não governamental russa Memorial, que atua em defesa dos direitos humanos; o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e o presidente de Myanmar, Thein Sein.

Em 2009, o prêmio Nobel da Paz foi entregue ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em 2012, foi a vez de a União Europeia receber o prêmio. O prêmio Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prêmios.

O Prêmio Nobel foi criado em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite).

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário