one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plantação de café

Imagem:

Compartilhar:

Contag vai priorizar luta por mudanças no modelo agrícola do país

Criado em 05/03/13 16h41 e atualizado em 05/03/13 16h57
Por Lourenço Melo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Plantação de café
Projeto com novas propostas vem sendo trabalhado há dez anos pela Contag(Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca - ES / www.seag.es.gov.br)

Brasília - Um novo modelo para a agricultura e o agronegócio deverá ser o foco, nos próximos anos, da mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), junto ao governo e à sociedade, segundo o presidente da entidade, Alberto Broch.  

As propostas fazem parte do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Padrss), que vem sendo trabalhado há dez anos pela Contag, e que tem como objetivo "quebrar a tendência seguida no país, há cinco séculos, de vinculação da produção ao agronegócio e ao latifúndio".

Alberto Broch  participa em Brasília do 11º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que, ao final do dia, deverá receber a presidenta Dilma Rousseff. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que os trabalhadores querem "ganhar o Estado brasileiro, de forma que conte com mais recursos para seus projetos”. O dirigente também argumentou que “o agricultor precisa  caminhar com as próprias pernas".

De acordo com Broch, são necessárias "mudanças também nos sistemas políticos e no trato com o capital, e uma ampla reforma agrária". Para ele, se houver mais acesso à terra crescerá a quantidade de famílias que produzem alimentos e a agricultura familiar estará mais fortalecida, com mudanças na área do crédito e no modelo de comercialização.

A Contag defende tambem a mudança dos atuais  modelos  na área do crédito bancário e na assistência técnica. Para a entidade, a Embrapa poderia produzir conhecimentos no âmbito de uma nova mentalidade  tecnológica, passando do paradigma agroquímico, atualmente praticado, para o agroecológico.

Para Alberto Broch, com a mudança, "iria sendo construído um dia a dia diferente na produção agrícola no país, mas com mudanças sempre passíveis de alterações e adaptações", levando em conta as especificidades do país em relação ao clima e ao seu território.  

O plano da Contag  não tem prazo para ser concluído, esclarece Alberto Broch, pois "envolve alterações muito profundas”, inclusive na área sindical, que segundo opina, precisa ser mais forte e representativa. Ele defendeu também a ampliação das oportunidades de lazer para o agricultor, que também precisa de  expansão das conexões de banda larga no campo e na educação.

Muitos avanços que o Brasil alcançou na produção agrícola foram copiados, de acordo com Broch, pois o país  se tornou "uma espécie de laboratório para vários países, na América Latina, e entre vizinhos, como o Uruguai, o Paraguai e a Argentina, nos quais a  agricultura familiar brasileira passou a ser discutida". No entanto, segundo ele "nenhum desses países tem uma agricultura patronal, como ocorre no Brasil".  

O presidente da Contag reconhece que o Padrss "é  difícil de ser implementado na sua totalidade, porque depende da dinâmica do governo e contraria muitos interesses econômicos, sociais e políticos". Mesmo assim, se diz otimista, porque "tudo deverá ser conquistado ano a ano, principalmente se as idéias ganharem a simpatia da opinião pública, dos consumidores e contarem com a adesão dos municípios”.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário