one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação em 13 de janeiro de 2013, na Aldeia Maracanã

Imagem:

Compartilhar:

Índios estão reunidos com juiz federal para definir local alternativo à Aldeia Maracanã

Criado em 24/03/13 15h40 e atualizado em 24/03/13 15h50
Por Akemi Nitahara Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

13.01.2013 - Aldeia Maracanã
O grupo não aceitou ir para a Colônia Curupaiti, onde a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos montou um abrigo provisório

Rio de Janeiro - Cerca de dez índios estão reunidos neste momento com o juiz federal Wilson José Witzel para definir um local provisório de moradia, depois da retirada deles da Aldeia Maracanã, na sexta-feira (22). O grupo não aceitou ir para a Colônia Curupaiti, onde a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos montou um abrigo provisório.

Também participam da audiência, advogados, antropólogos e o ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes. O grupo de índios e cerca de 80 manifestantes ocuparam ontem (23) o Museu do Índio em Botafogo e aproximadamente 40 pessoas dormiram no local.

O museu foi desocupado pela polícia na madrugada e os índios e manifestantes foram levados para a sede da Justiça Federal no Rio de Janeiro, onde estão até agora. A imprensa foi impedida de entrar e os manifestantes que apóiam o movimento foram colocados para fora do prédio.

No começo da tarde, o juiz foi ao local que abrigou a Aldeia Maracanã com uma comissão de cinco índios para vistoriar o prédio da Conab, que fica ao lado do prédio histórico antes ocupado pelos índios. Mas foi verificado que o local não oferece condições de abrigo. O antigo Museu do Índio está sendo vigiado pela polícia e o muro, que tinha pinturas indígenas, foi pintado de branco.

O grupo de 13 índios que saiu pacificamente da Aldeia Maracanã na sexta- feira (22) foi levado pela manhã para Jacarepaguá. Eles foram alojados em abrigos provisórios montados em contêineres. Será construído no local um centro de referência e uma aldeia modelo para abrigar as diversas etnias.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário