one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Livro da OIT analisa os desafios da Previdência Social no Brasil

Criado em 06/03/13 19h36 e atualizado em 06/03/13 20h07
Por Carolina Sarres Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - O maior desafio do sistema de seguridade social no Brasil é a adaptação da Previdência à expectativa da vida da população, é o que conclui a publicação As Boas Práticas Brasileiras em Seguridade Social, que compila e avalia políticas adotadas pelo Brasil e que podem ser replicadas em outros países em desenvolvimento.

O livro foi lançado hoje (6) em Brasília pela a diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo, e pelo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. A publicação, em português, ainda será lançada em inglês e espanhol.

De acordo com o estudo - organizado em capítulos sobre o histórico do sistema previdenciário brasileiro, a Previdência rural e educação previdenciária -, definir regras de aposentadoria que atentem para o aumento da expectativa de vida no país é um ponto estratégico para a sustentabilidade do sistema.

Atualmente, a mudança no atual modelo de aposentadoria vem sendo tratada no Congresso, com a discussão em torno do fim do fator previdenciário, que reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de serviço antes de chegar aos 60 anos, no caso das mulheres, e antes dos 65 anos, para os homens, e a proposta de soma entre a idade do beneficiário ao se aposentar e o tempo total de contribuição, resultando em 85 e 95 anos para mulheres e homens, respectivamente, para que seja possível parar de trabalhar.

De acordo com a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, apesar dos desafios, o sistema previdenciário brasileiro é um exemplo a ser seguido, por ter sido fundamental nos esforços do governo para comabater a pobreza e garantir um nível de vida digno à população. Segundo ela, isso vem ocorrendo desde os anos 1990, consequência do modelo de Previdência introduzido pela Constituição de 1988.

"A ampliação da seguridade social contribui para o cumprimento de um dos quatro eixos da Agenda de Trabalho Decente; a extensão da proteção social, a geração de emprego, a observância dos direitos trabalhistas e o diálogo social", disse Laís.

A publicação lançada hoje faz parte do Programa Brasil - OIT para a Promoção da Cooperação Sul-Sul na Área de Seguridade Social, oficializado em 2009 e que tem projetos em andamento no Timor Leste e no Paraguai - para a implantação de um sistema de seguridade social e a adoção do seguro-desemprego, respectivamente. No âmbito do programa, há cerca de 15 projetos em andamento, em diversas áreas relacionadas ao trabalho.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário