one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

MPT processa Pepsico por irregularidades trabalhistas

Criado em 13/03/13 18h11 e atualizado em 13/03/13 18h45
Por Bruno Bocchini Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública contra a Pepsico do Brasil  pedindo a condenação da empresa ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos decorrentes de irregularidades trabalhistas e problemas na segurança, organização e limpeza da fábrica de Ribeirão Preto. 

Na ação, ajuizada no último dia 1° e divulgada hoje (13), o MPT pede também a regularização imediata de condutas trabalhistas consideradas impróprias pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O Ministério Público do Trabalho havia proposto um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) à Pepsico, mas a empresa, de acordo com o MPT, não mostrou  interesse em aceitá-lo para solucionar a questão extrajudicialmente. 

Os fiscais do Trabalho constataram a falta de organização e limpeza de galpões, ausência de manutenção nos armários e de reparos no banheiro e na cozinha, além de necessidade de instalação de bebedouros nos refeitórios. A fiscalização ainda flagrou obstrução nas áreas de acesso a alguns extintores de incêndio. 

Segundo o MPT, ficou evidenciada também a violação de vários direitos do trabalhador, como a ausência de depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não fornecimento de equipamentos de segurança e recusa a atestados de afastamento.

Em nota, a Pepsico disse que a empresa ainda não recebeu a notificação da Justiça para analisar a questão e se manifestar. “A companhia reforça que cumpre a legislação vigente em todos os países onde opera, e respeita as decisões judiciais definidas pelos tribunais responsáveis”.

A Pepsico é uma das maiores companhias de alimentos e bebidas do mundo. No Brasil, fabrica produtos com marcas como a Pepsi-Cola, Quaker, Toddy e Gatorade.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário