one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Saneamento básico é precário em todo o país, segundo pesquisa

Imagem:

Compartilhar:

Saneamento rural depende do envolvimento das comunidades e de acompanhamento técnico

Criado em 18/03/13 17h41 e atualizado em 18/03/13 18h06
Por Vinícius Lisboa Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Os números do saneamento básico mostram que o Brasil ainda tem muito a avançar
(Valter Campanato/ABr)

Belo Horizonte - O envolvimento das comunidades no controle e na definição dos modelos de saneamento a serem adotados nas áreas rurais foi classificado como imprescindível em uma mesa redonda realizada na tarde de hoje (18) no 4º Seminário Internacional de Engenharia em Saúde Pública.

A especialista do Banco Mundial Juliana Garrido expôs dados sobre a realidade brasileira e afirmou que os moradores dos locais beneficiados devem participar do planejamento das ações, inclusive definindo quanto podem pagar, e se manterem engajados na fiscalização dos sistemas, com a assistência técnica de profissionais qualificados.

"Quanto mais você envolver a comunidade, mas ela se compromete com o bem que está sendo entregue e com o serviço que vai ser provido”, disse. Segundo Juliana, quando há uma assistência especializada e o engajamento popular, o serviço se mantém operante pelo triplo do tempo, e os custos para atualizá-los são mais baixos.

De acordo com os dados apresentados, enquanto 98% da população urbana têm acesso à distribuição de água, apenas 81% dos habitantes das áreas rurais dispõem do mesmo serviço. A situação é pior quanto ao esgotamento sanitário, que está presente em 80% dos lares brasileiros, mas beneficia 50% da população rural, deixando 15 milhões de pessoas de fora.

Uma das grandes barreiras apontadas para o saneamento nas áreas rurais são a pobreza, a dispersão das comunidades e a falta de interesse dos entes públicos. O presidente da Fundação Nacional de Saúde, Gilson Carvalho, que participou do debate, afirmou que a meta da Funasa é levar o saneamento a 750 comunidades rurais e 375 quilombolas até 2015.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário