one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, obra do pintor Oscar Pereira da Silva

Imagem:

Compartilhar:

A história do Brasil depois de Cabral

Criado em 19/04/13 11h07 e atualizado em 19/04/13 12h17
Por Leandro Melito - Portal EBC

Brasília - Imediatamente após a descoberta do Brasil, a coroa portuguesa não mostrou grande interesse na nova terra, que permaneceu "esquecida" pelos portugueses por cerca de 50 anos. "A conclusão a que eles chegam é que os espanhóis pegaram o pedaço bom, onde havia ouro e prata e aqui só havia povos primitivos e pau-brasil", conta o jornalista e historiador Pedro Doria, autor do livro 1505. Com o avanço do Império Otomano, Portugal começa a perder territórios na África o que leva sua atenção de volta para o Brasil com a ideia do negócio do açúcar com base nas experiências na Ilha da Madeira e São Tomé. A produção de açúcar sustenta Portugal durante um ano e meio.

Saiba mais:

Confira no mapa o trajeto da viagem de Cabral

A Carta de Pero Vaz de Caminha: conheça o primeiro documento dos portugueses sobre o Brasil

A primeira ameaça real ao controle espanhol e português no Brasil parte da França, em meio à divisão religiosa que acontecia na Europa entre protestantes e católicos que atinge o país. "A França estava se preparando para entrar no que a gente chama das  guerras religiosas. É o primeiro país que vai realmente rachar entre protestantes e católicos", afirma Doria.  Nesse contexto, a primeira frota francesa chega ao Brasil liderada pelo Cavaleiro da Ordem de Malta, Nicolas Durand de Villegagnon, que funda a primeira colônia francesa no país. Assim como o registro português sobre a chegada ao Brasil, a Carta de Pero Vaz de Caminha, os franceses também fizeram diversos relatos. Em entrevista ao Portal EBC Pedro Doria analisa o momento após a descoberta do Brasil, a chegada de franceses, a relação de portugueses e franceses com os indígenas e a importância dos nativos para a construção do país. Assista ao vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário