one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário do Fórum da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, onde vinte e seis policiais militares serão julgados, a partir desta segunda-feira (8), pelo caso que ficou conhecido há mais de 20 anos como o massacre do Carandiru

Imagem:

Compartilhar:

Carandiru: tese da promotoria é que armas supostamente usadas por presos foram “plantadas”

Criado em 20/04/13 15h24 e atualizado em 20/04/13 16h32
Por Fernanda Cruz Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O julgamento do Massacre do Carandiru foi retomado hoje (20) no Fórum da Barra Funda, na capital paulista, com os debates entre acusação e defesa. Pela manhã, a promotoria apresentou a tese de que as 13 armas encontradas na Casa de Detenção, que pertenceriam aos presos, teriam sido “plantadas”, ou seja, levadas pelos próprios policiais da Rota para justificar a ação, que ocorreu em 1992 e terminou com 111 mortos.

A promotoria alegou que a versão de que os presos teriam atirado contra a Rota “é mentirosa”. “Infelizmente, é hábito os maus policias plantarem armas de fogo em cenas de crime”, disse a acusação. A baixa visibilidade relatada pelos policias, que disseram conseguir enxergar à distância de apenas um metro no momento da entrada no presídio, também foi questionada pelos promotores. "Os policias militares alegam que a visibilidade era mínima. Então, como seria possível encontrar armas e munição no chão?".

A acusação citou também que o relatório da Comissão Oficial do Ministério Público para investigar o caso reforçou a ideia de que as 13 armas de fogo encontradas no local teriam sido “plantadas”. Duas dessas armas foram rastreadas e descobriu-se que o proprietário de um dos revólveres tinha tido sua arma apreendida pela polícia e a outra havia sido comprada pela Exército Brasileiro.

Depois da pausa para o almoço, o julgamento recomeça e a expectativa é que a decisão saia ainda na noite de hoje. Nessa etapa do juri, estão sendo julgados 26 policiais militares acusados de matar 15 presos que ocupavam o segundo pavimento do Pavilhão 9 do Carandiru.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário