one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No início do ano, Brasileia (AC) chegou a receber mais de dois mil imigrantes haitianos até o governo federal determinar o fechamento da fronteira

Imagem:

Compartilhar:

Decisão do governo sobre haitianos tem caráter humanitário, diz porta-voz do Itamaraty

Criado em 30/04/13 15h22 e atualizado em 30/04/13 15h52
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Imagem - Haitianos em Brasileia usam nova rota de imigração ilegal para o Brasil
Haitianos em Brasileia usam nova rota de imigração ilegal para o Brasil (Marcos Chagas/ABr)

Brasília – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes, disse hoje (30) que a decisão do Conselho Nacional de Imigração, publicada ontem (29) no Diário Oficial da União, revogando o limite de concessão de 1,2 mil vistos por ano aos imigrantes do Haiti, tem um “sentido humanitário”. Segundo ele, o objetivo é tentar eliminar os chamados coiotes, agenciadores de imigrantes ilegais.

“A resolução tem um sentido humanitário. O que se pretende é evitar que essas pessoas [os haitianos que querem migrar para o Brasil] fiquem nas mãos de intermediários”, ressaltou o porta-voz. “É um esforço conjunto de vários setores do governo para tentar contribuir com aqueles que querem vir para o Brasil.”
  
Ontem, começou a segunda etapa de medidas para regularizar a imigração de haitianos para o Brasil. Pela Resolução Normativa 102/2013, publicada no Diário Oficial da União, acaba o teto, uma média de 100 vistos concedidos por mês, instituído pelo governo em 2012, na tentativa de conter a entrada irregular de haitianos pela fronteira do Acre com a Bolívia e com o Peru.

Segundo o porta-voz, está em estudo quais órgãos ficarão autorizados a emitir os vistos para os haitianos em caráter temporário. Pela resolução, a concessão não se limitará à Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, capital do Haiti.

No começo do mês, o governador do Acre, Tião Viana, decretou estado de emergência social nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia em decorrência da imigração irregular. Uma força-tarefa atuou no Acre em busca de ajudar os mais de 2 mil haitianos que estavam abrigados na região.

Leia também:

Em quatro dias, força-tarefa do governo cadastra 1.315 imigrantes ilegais no Acre

Haitianos: governo federal libera 784 mil para ajudar governo do Acre

A primeira ação foi prestar socorro emergencial com atendimento médico, vacinação, exames laboratoriais, aumento no número de concessão de vistos e de Carteira de Trabalho. Na semana passada, relato feito por representantes da força-tarefa mostrou que a situação está estabilizada.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário