one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Índios Mayoruna, da Região do Vale do Javari, em refeição.

Imagem:

Compartilhar:

IBGE lança mapa com síntese de dados do Censo 2010 sobre população indígena

Criado em 18/04/13 22h20 e atualizado em 18/04/13 22h52
Por Luciano Nascimento Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Índios Mayoruna
O documento, produzido em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi lançado nesta quinta-feira (18), no Memorial dos Povos Indígenas (Marco Targino)

Brasília – Em comemoração ao Dia do Índio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a publicação O Brasil Indígena, que traz a síntese dos dados demográficos da população indígena sistematizados pelo Censo do IBGE/2010. O documento, produzido em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi lançado nesta quinta-feira (18), no Memorial dos Povos Indígenas.

A publicação será distribuída em escolas, instituições públicas e instituições que trabalham com os povos indígenas. O Censo 2010 contabilizou 896 mil pessoas que se declaram ou se consideram indígenas. O estudo revela um crescimento da população indígena em relação ao Censo 2000, quando 294 mil pessoas se declararam indígenas. De acordo com a publicação, o crescimento se deve ao “número de pessoas que se reconheceram como indígenas, principalmente nas áreas urbanas do país”.

“A publicação demonstra a recomposição demográfica dos povos indígenas no Brasil e mostra o quanto eles contribuem para a formação do povo brasileiro”, disse a presidente da Funai, Marta Azevedo.

Na ocasião também foi aberta a mostra Arte Karajá – Iny Bededyynana, que traz a produção da cultura material do povo Karajá, com destaque para a ritxoko, cerâmica produzida pelas mulheres da etnia e que foi tombada pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil em 2012. Com cerca de 3.000 mil indivíduos, o povo Karajá é originário da bacia do Rio Araguaia, entre os estados de Tocantins, do Pará, de Mato Grosso e Goiás.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário