one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Guarda Municipal da Americana (SP) divulgou um vídeo onde mostra as armas encontradas na mochila de Antônio Peret.

Imagem:

Compartilhar:

Polícia prende neonazista de BH que postou foto enforcando morador de rua

Criado em 15/04/13 15h50 e atualizado em 16/04/13 11h07
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Armas do skinhead Donato di Mauro
A Guarda Municipal da Americana (SP) divulgou um vídeo onde mostra as armas encontradas na mochila de Antônio Peret. (divulgação)

O skinhead neonazista Antônio Donato Baudson Peret, também conhecido como Donato di Mauro, foi preso na tarde de ontem na rodoviária de Americana (SP), onde passava o fim de semana com sua namorada. No dia 5 de abril, ele havia postado na internet uma foto agredindo um morador de rua, o que gerou revolta nas redes sociais.

A repercussão da imagem levou a Polícia Civil de Minas Gerais a iniciar uma investigação e levantar informações sobre o envolvimento de Antônio Peret em outros episódios violentos. O caso ficou sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos (DEICC). Ao menos três outras ocorrências policiais registravam a participação do skinhead.

- Entenda o caso

- Confira também a série especial sobre o neonazismo

Prisão

No domingo, a justiça emitiu uma mandado de prisão e a Polícia Civil organizou uma operação para abordá-lo. Para isso, contou com o apoio da Guarda Municipal de Americana (GAMA). Na mochila do skinhead foram encontrados um soco inglês, uma faca afiada e um facão.

Antonio Peret já está em Belo Horizonte e irá responder judicialmente por apologia ao crime, com os agravantes de racismo, nazismo e formação de quadrilha. Outros dois homens com quem ele teria ligações também foram presos na capital mineira: Marcus Vinícius Garcia Cunha e João Matheus Vetter de Moura. Segundo a Polícia Civil, eles são suspeitos de violência e intolerância contra moradores de rua, usuários de drogas, homossexuais, punks, skatistas e negros.

O Ministério Público de Minas Gerais também analisa uma denúncia contra Antônio Peret, encaminhada pelo Centro Nacional de Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua (CNDDH).

Pagode

Pelo Facebook, diversos internautas estão organizando um evento para protestar conta a intolerância da ideologia pregada por Antônio Peret. O Pagodão Contra o Nazismo já conta com mais de mil pessoas confirmadas.

O evento acontecerá às 15h do próximo sábado, dia 20 de abril. Na divulgação realizada através da rede social, há um pedido para que membros de organizações ou partidos políticos não levem bandeiras, uma vez que a iniciativa é autônoma e independente. "O fascismo é um ataque à diversidade. Uma tentativa de uniformização do mundo! Por isso, nada melhor que uma celebração de solidariedade, de multiplicidade e apoio mútuo para responder nas ruas a essa ameaça aos direitos e à liberdade humana!", escrevem os organizadores.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário