one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Porto de Paranaguá

Imagem:

Compartilhar:

AGU aciona STF para manter tramitação da MP dos Portos

Criado em 16/05/13 19h28 e atualizado em 16/05/13 20h20
Por Débora Zampier Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Porto de Paranaguá
Para o órgão, o encaminhamento da medida é assunto interno do Legislativo, o que impede o STF de atuar (Foto: Asscom/Appa)

Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) no início desta noite (16) para defender a tramitação da Medida Provisória 595, a MP dos Portos. Para o órgão, o encaminhamento da medida é assunto interno do Legislativo, o que impede o STF de atuar.

“A questão  é  visivelmente  interna  corporis,  a qual,  de  acordo  com a jurisprudência do  STF,  não  enseja  apreciação  em sede  de mandado  de  segurança,  por  não  haver  violação  ao  devido processo legislativo”, argumenta o texto da AGU. O processo está sob relatoria do ministro Celso de Mello.

A petição rebate mandado de segurança de parlamentares da oposição, que pedem a suspensão do trâmite da medida provisória. Eles alegam que a matéria recebeu 678 emendas na Câmara, o que impede análise e votação pelos senadores em apenas um dia.

Para a AGU, que atua em nome do Senado no processo, grande parte das emendas foi discutida na comissão mista formada por senadores e deputados antes de o texto chegar aos plenários das respectivas Casas, o que derruba a tese de que as mudanças eram desconhecidas.
O órgão também entende que, antes de ser motivo de ilegalidade, a votação ágil é algo esperado dentro do trâmite de uma medida provisória, que tem prazo para expirar. “Não há qualquer dispositivo - regimental,  legal  ou mesmo  constitucional  - que  imponha  um  prazo  mínimo  para tais deliberações”.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário