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Ponte Rio-Niterói

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Comissão da Alerj realiza audiência para debater demora no asfaltamento de rodovia no Rio

Criado em 10/05/13 21h09 e atualizado em 10/05/13 21h30
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Ponte Rio-Niterói
BR-101 vai da saída da Ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo. (foto: Rodrigo Soldon / Creative Commons)

Rio de Janeiro - A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) convocou uma audiência pública hoje (10) para debater a demora no projeto de asfaltamento e infraestrutura da Rodovia BR-101, que vai da saída da Ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo.

O encontro ocorreu com representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, na Câmara Municipal de Macaé, no norte fluminense. Segundo a presidenta da comissão, deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), os acidentes aumentaram no trecho entre Rio das Ostras, na Região das Baixadas Litorâneas, e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, devido ao atraso nas obras.

“O número de acidentes é preocupante e, a cada dia, fica mais evidente a necessidade de o poder público tomar medidas que diminuam esses índices. Atualmente, diversos trechos da rodovia estão em obra para a duplicação das pistas, mas os acidentes continuam cada vez mais frequentes,” disse.

A Autopista Fluminense informou, em nota, que parte do projeto, orçado em R$ 200 milhões, foi iniciado em 2011. "O projeto de duplicação da Rodovia BR-101, entre Campos dos Goytacazes [km 84] e Macaé [km 144] tem 42 quilômetros [km] de extensão. O trecho entre o km 132 [Carapebus] e o km 144 [Macaé] está sendo pavimentado e, em breve, serão implantados os dispositivos de segurança, como barreiras de concreto, além da sinalização vertical e horizontal. Entre o km 102 e o km 131 seguem em andamento os serviços de terraplanagem, implantação do sistema de drenagem, construção de bueiros, proteção vegetal e a construção de duas pontes".

De acordo com a concessionária, em outro trecho entre Casimiro de Abreu (km 190) e Rio Bonito (km 261) as obras de duplicação foram iniciadas no último dia 25. É o segundo dos três trechos a serem duplicados, que recebeu a licença Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A partir do km 194,2, máquinas e operários trabalham, próximo ao trevo de acesso a Rio Dourado, em Casimiro de Abreu.

Na outra extremidade a ser duplicada, em Rio Bonito, a concessionária irá instalar uma nova frente de obras. "Serão investidos cerca de R$ 320 milhões na duplicação desses 70 quilômetros. O projeto de duplicação para o trecho contempla a execução de uma nova pista, em paralelo com a existente, com duas faixas de rolamento para cada sentido, mais acostamentos, além da implantação de sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança como barreiras de concreto e defensas metálicas. Para início da terceira obra, o Ibama tem de conceder  a construtora a licença ambiental, após análise técnica".

Também está prevista a construção de oito viadutos, além de 11 pontes. As obras vão gerar em torno de 400 empregos diretos e será priorizada a mão de obra local.     

A concessionária Autopista Fluminense, informou que no feriado de São Jorge, no último dia 23 de abril, a rodovia BR-101 apresentou aumento no número de acidentes, em relação ao mesmo período de 2012. Este ano foram 63 acidentes, 36 feridos e duas mortes. No ano passado foram 34 acidentes, com 20 feridos e nenhuma morte. Os números se referem ao trecho que vai de São Gonçalo, na região metropolitana, à divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

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