one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dedos queimados e calos são cicatrizes comuns deixadas pelo crack nas mãos de quem fuma

Imagem:

Compartilhar:

Distrito Federal vai usar videomonitoramento no combate ao crack

Criado em 24/05/13 16h52 e atualizado em 24/05/13 17h17
Por Thais Leitão Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Gleisi Hoffmann e Agnelo Queiroz, na entrega unidade móvel de videomonitoramento do crack
Brasília – A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, acompanhada do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, na entrega unidade móvel de videomonitoramento do Programa Crack, É Possível Vencer (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O governo do Distrito Federal recebeu hoje (24) a primeira base móvel de videomonitoramento do Programa Crack, É Possível Vencer, do Ministério da Justiça. A estrutura será usada para reforçar o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas onde há grande consumo e tráfico de drogas. Também foram entregues câmeras, motocicletas e outros equipamentos, como espargidores de pimenta.

De acordo com o Ministério da Justiça, bases de monitoramento semelhantes foram entregues em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Distrito Federal deve receber mais duas.

Durante o evento, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, informou que o governo federal repassou a estados e municípios R$ 1,2 bilhão desde o ano passado, por meio do programa, que tem um orçamento de R$ 4 bilhões até 2014. Além disso, foram capacitados em todo o Brasil 162 mil profissionais das áreas de saúde e segurança e lideranças comunitárias para atuar na implementação da iniciativa.

Ela enfatizou que a meta é levar o Crack, É Possível Vencer até o fim deste ano a todos os estados e aos 136 municípios com mais de 200 mil habitantes. Até agora, além do Distrito Federal, 17 estados e 53 municípios aderiram ao programa que, de acordo com a ministra, faz parte da "ação organizada e coordenada" entre as três esferas de governo para o combate ao tráfico de drogas.

Gleisi ressaltou que o objetivo é estruturar redes de atenção e de cuidado permanente aos dependentes e seus parentes nos serviços públicos de saúde e assistência social.

Ela lembrou que outra ação, que integra os esforços do governo federal para combater o crime organizado, é o Plano Estratégico de Fronteiras, que combate o tráfico em regiões de fronteira e em áreas urbanas de maior vulnerabilidade, envolvendo a atuação das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.

A ministra também comentou o projeto de lei que modifica o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad), aprovado pela Câmara dos Deputados esta semana, que prevê a possibilidade de internação involuntária de usuários a pedido da família e de agentes públicos, além do aumento da pena para traficantes. Agora, a Casa analisa os 13 destaques que visam a alterar o texto principal aprovado.

Ao enfatizar que ainda é cedo para avaliar o projeto, e o que só será feito após sua finalização, ela reafirmou a posição do governo federal favorável à internação compulsória nos casos graves. "Nesses casos, em que a família, um representante legal da área da saúde ou da assitência social precisa encaminhar, avaliamos que é importante prever esse tipo de internação, mas são casos graves e extremos", enfatizou.

"Ainda é cedo para fazer uma avaliação porque o projeto passará por uma segunda votação na Câmara, que é a análise dos destaques. Nós não recebemos ainda o conteúdo do projeto e não sabemos qual será sua finalização. Então, só vamos nos manifestar após a finalização da votação”, comentou.

Ela lembrou que o Ministério da Justiça já marcou a posição do governo acerca da questão, manifestando-se favoravelmente ao aumento da pena para traficantes. “O ministério já formalizou e comunicou isso ao relator do projeto, deixando claro o posicionamento do governo”, disse.

Na mesma solenidade, foram inaugurados, no Distrito Federal, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Infantojuvenil, uma Unidade de Acolhimento e um centro de referência que atenderá moradores de rua.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário