one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil alcança mais de quatro milhões de empregos com carteira assinada

Imagem:

Compartilhar:

Em ação no Rio, Pró-Egresso quer inserir ex-detentos na sociedade

Criado em 29/05/13 14h11 e atualizado em 29/05/13 14h38
Por Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante

Carteira de trabalho
(Marcello Casal Jr/ABr)

Rio de Janeiro - Pessoas que saíram do sistema penitenciário do estado participam hoje (29) da segunda edição do projeto Pró-Egresso. O objetivo da iniciativa do governo do estado, em parceria com empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs), é reinserir os ex-detentos na sociedade, oferecendo empregos, assistências médica e odontológica, atividades e oficinas culturais, além de documentos pendentes. A ação ocorre no Patronato Margarino Torres, em Benfica, na zona norte do Rio.

Para a coordenadora do Programa de Empregabilidade da ONG AfroReggae, Daniela Pereira, a ação auxilia na reintegração de egressos do sistema penitenciário na comunidade e atende às necessidades da sociedade. A equipe da AfroReggae e empresas parceiras estiveram presentes no local para ajudar na entrada dessas pessoas no mercado.

“É uma ação para todos. Nosso objetivo é que o egresso não volte para o crime e as pessoas não entrem para essa vida. Todos os que estão aqui serão encaminhados para as vagas. Temos mais de 100 vagas de emprego”, disse.

Ela explica que os ex-presos sofrem preconceito da sociedade e de empresas, por isso, sentem dificuldade para conseguir emprego e voltam a cometer crimes. “Toda empresa que fecha parceria conosco sabe da condição das pessoas que elas estão contratando, o que diminui o problema do preconceito e da exclusão social.”

A presidenta do Conselho Penitenciário, Maíra Fernandes, disse que alguns egressos que participaram na ação que ocorreu no ano passado estiveram presentes no evento de hoje. “ De fato ainda existe [preconceito], mas as empresas estão sendo mais abertas a essa empregabilidade. Alguns rapazes que participaram da ação passada, que foram empregados, vieram hoje para contemplar e apoiar o evento, alguns pelas suas empresas e outros para aproveitar as outras atividades culturais que estão sendo oferecidas.”

Na primeira ação Pró-egresso, que ocorreu em setembro do ano passado, mais de 200 ex-detentos conseguiram emprego, sendo 53 apenas pelo programa do AfroReggae. Desses 53, 30% não permaneceram no posto. No entanto, alguns voltaram a procurar a organização para uma nova chance em outra empresa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário