one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O governador Geraldo Alckmin

Imagem:

Compartilhar:

Em reunião com Dilma, Alckmin critica proposta de unificação do ICMS

Criado em 02/05/13 19h35 e atualizado em 02/05/13 19h58
Por Luana Lourenço Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - Após reunião com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, criticou hoje (2) o texto base do projeto de resolução que unifica as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações interestaduais para produtos industrializados, aprovado no último dia 25 pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Alckmin disse que a reforma no ICMS deveria corrigir “alíquotas altas e assimétricas” e que a proposta original do governo de unificar o percentual em 4% era correta, mas acabou desvirtuada com a manutenção de outras duas alíquotas no texto: 7% para produtos industrializados, beneficiados e agropecuários originados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e no Espírito Santo; e 12% para operações interestaduais e internacionais com gás natural.

"A alíquota hoje é 12% e 7%, alíquotas altas e assimétricas, o que permite a guerra fiscal. O governo, corretamente, fez a proposta de que tivéssemos uma alíquota só, mais baixa, de 4%, e simétrica para o país inteiro. Mas o que estamos verificando é que estamos saindo de duas não para uma, mas para três alíquotas, o que é um absurdo”, disse Alckmin após reunião, que durou cerca de uma hora e meia.

Segundo o governador, o texto foi piorado durante a votação na CAE, com a extensão da alíquota de 12% para sete áreas de livre comércio: Macapá, Boa Vista, Guajará, Cruzeiro do Sul, Basiléia, Tabatinga e Epitaciolância, todas em estados da Região Norte. “Essa diferença tão grande de alíquota interestadual pode levar a uma desindustrialização ainda maior, inclusive aumentando importações”, prevê. A CAE voltará a analisar a reforma do ICMS na próxima terça-feira (7), com a votação dos destaques ao projeto.

Além da assimetria, Alckmin apontou o custo que a reforma trará ao país, devido à  criação de dois fundos de compensação para as perdas de alguns estados, que, juntos, chegarão a R$ 400 bilhões em 20 anos.

Dilma e Alckmin também conversaram sobre a exigência de unanimidade nas decisões do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para concessão de incentivos fiscais, da qual o estado de São Paulo é defensor. “A unanimidade do Confaz é um princípio federativo de defesa dos estados e é muito importante esse equilíbrio federativo, deve-se mudar a [exigência de] unanimidade apenas para guerra fiscal já feita no passado, apenas referente ao ocorrido, aos contratos já celebrados”, disse.

Na conversa, o governador também defendeu a posição de São Paulo sobre as mudanças na tributação de comércio eletrônico e disse que o governo deve criar compensações para os estados que perderão arrecadação se a tributação deixar de ser feita apenas no estado de origem dos produtos e passar a ser partilhada com os estados de destino.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário